Departamento do WGS organiza evento sobre ativismo não-conformista de gênero no Brasil | Notícia

O Departamento de Estudos de Mulheres, Gênero e Sexualidade de Harvard organizou um evento virtual discutindo a diversidade de gênero e os direitos das minorias no Brasil na quinta-feira.

O evento, intitulado “Ativismo não conforme de gênero no Brasil”, contou com a presença de Alvaro Jarrín, professor associado de estudos sobre mulheres, gênero e sexualidade do Colégio Santa Cruz, e Moises Lino e Silva, professor associado de antropologia da Universidade Federal . da Bahia.

A discussão foi moderada por Robert F. Reid-Pharr, presidente do Departamento WGS de Harvard.

Jarrín disse que o gênero desempenhou um papel importante na eleição de 2018 do presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

“[Bolsonaro] joga nesse tipo de medo de gênero. Ele se esforçou para fazer as pessoas terem medo da diversidade de gênero e de qualquer coisa associada à estranheza de maneiras que se encaixam em sua base política ”, disseram eles. “Bolsonaro usou o que as pessoas chamam de ‘política de nojo’ ou ‘política de ódio’.”

Jarrín disse que Bolsonaro adotou uma abordagem homofóbica que o ajudou politicamente entre os eleitores cristãos. Jarrín encerrou sua parte do painel discutindo “artivismo”, ou a prática de usar obras de arte e artes cênicas como um método para pressionar por direitos e igualdade trans.

Lino e Silva, que falou em segundo lugar, falou sobre seu livro “Liberalismo Minoritário: Uma Vida Travesti em uma Favela Brasileira”, que saiu este mês. O livro explora sua experiência de morar em uma favela do Rio de Janeiro.

“As favelas estão ligadas a movimentos políticos de longo prazo e ideias de autonomia e resistência ao Estado”, disse.

Lino e Silva disse que seu tempo na favela mudou sua perspectiva sobre o liberalismo.

READ  Chefe do West Ham, Moyes, provoca desacordo entre McCoist e Brasil

“O liberalismo – como ideologia, como objetivo político ou como teoria – tem uma história profunda no pensamento filosófico europeu e nos eventos políticos europeus”, disse Lino e Silva. “Então, há uma maneira de pensar o liberalismo que vem do colonialismo. E a maneira como o liberalismo opera, segue um esquema normativo de prescrever certas liberdades e liberdades que as pessoas deveriam ter.”

“O que foi interessante para mim foi desafiar a própria ideia e fundamento e a estabilidade do liberalismo como o conhecemos para incluir outras formas de ser livre e outras formas de ter liberdade”, acrescentou.

O evento foi encerrado com uma breve sessão de perguntas e respostas durante a qual os palestrantes discutiram as próximas eleições presidenciais do Brasil, marcadas para outubro. Bolsonaro, um populista de direita que serviu como presidente do Brasil nos últimos quatro anos, deve enfrentar vários adversários, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva, um ex-líder sindical que ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores Brasileiros.

“Vai ser uma campanha difícil. As duas únicas opções viáveis ​​– os dois únicos candidatos – são Lula e Bolsonaro”, disse Jarrín. “Esperamos que Lula seja eleito e Bolsonaro não seja reeleito. Seria trágico porque [Bolsonaro] tem sido terrível, não apenas para os direitos LGBT, mas para os direitos ambientais, direitos das mulheres – o que quer que você foque, ele não tem sido bom.”

— A equipe de redação Darley AC Boit pode ser contatada em darley.boit@thecrimson.com.