Desempenho do PIB brasileiro no segundo trimestre foi o terceiro pior do G20

Na comparação com o trimestre anterior, a economia brasileira contraiu 0,1% no segundo trimestre, superando o desempenho do Canadá e da Índia, que registraram quedas de 0,3% e 10,2%, respectivamente. Excelente desempenho no Reino Unido, aumentou 4,8%. Veja a tabela abaixo:

No entanto, o relatório da OCDE não inclui os resultados do PIB da Argentina, Rússia e África do Sul, que ainda não forneceram números consolidados.

O crescimento econômico do grupo dos países ricos desacelerou para 0,4% no período abril-junho, de 0,9% no primeiro trimestre, mas o relatório mostra diferenças significativas entre as economias.

O PIB geral da região do G20 superou o nível pré-epidemia (quarto trimestre de 2019) de 0,7% no segundo trimestre, impulsionado principalmente pela China, cuja atividade já é 8,2% superior à do governo.

“No entanto, a maioria dos países está atrás dos níveis pré-epidêmicos, com a Índia mostrando a maior diferença (8,1%), seguida pelo Reino Unido (4,4%) e Itália (3,8%)”, explicou a OCDE.

No final de 2019, o Brasil estava com queda de 0,1% no segundo trimestre, de acordo com o relatório.

Os Estados Unidos superaram o nível pré-epidêmico de 0,8%.

READ  Para eleger novos prefeitos no Brasil, 13 deles ficarão no estado de São Paulo - Mercopres