Desigualdade no Brasil sobe, renda familiar cai

Após alguma estabilidade em 2019 e uma ligeira queda em 2020, o Índice de desigualdade de Gini subiu no ano passado. A desigualdade avançou notavelmente em regiões onde as pessoas eram mais dependentes de doações de dinheiro promulgadas pelo governo durante os estágios iniciais da pandemia, informou a agência oficial de estatísticas do Brasil, IBGE, na sexta-feira.

A renda média mensal per capita no Brasil caiu 6,9% em 2021, para R$ 1.353 (US$ 270). A queda ocorre à medida que os rendimentos de pensões e benefícios diminuem no país.

Os dados mostram que todos os decis de renda perderam dinheiro no ano passado – mas o aperto não foi sentido igualmente. Entre os 1 por cento mais ricos, a perda de renda foi de 6,9 ​​por cento, mas nos 5 por cento mais baixos de renda, chegou a 48 por cento.

Uma nova relatório pela consultoria Boa Vista mostra que o número de brasileiros que não conseguem pagar suas dívidas aumentou 12,4 por cento nos primeiros cinco meses do ano.

Segundo Boa Vista, as taxas de inadimplência subiram desde 2021, mas a linha de tendência avança em ritmo mais acelerado em 2022.

A alta inflação (a taxa anual permanece na casa dos dois dígitos desde setembro) corroeu o poder de compra das famílias e dificulta muito o pagamento imediato de suas dívidas. Como os preços ao consumidor continuam subindo, a redução da taxa de desemprego no Brasil não tem sido capaz de reduzir as taxas de inadimplência no país.

Dados da Confederação Nacional do Comércio mostra que quase 78% das famílias estão endividadas – a maior desde 2010.

READ  Os melhores 30 huwaei para você