Deslizamentos de lama matam 14 em fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) – Chuvas fortes causaram deslizamentos de terra que mataram pelo menos 14 pessoas em cidades litorâneas do sul e na Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro, segundo autoridades estaduais e locais neste sábado.

As equipes de resgate responderam a 850 ligações nas últimas 24 horas e conseguiram trazer 144 pessoas em segurança nas regiões afetadas, disseram autoridades estaduais.

O Rio de Janeiro foi atingido pelo mau tempo nas últimas semanas. Deslizamentos de terra e inundações em fevereiro mataram cerca de 240 pessoas na área de Petrópolis, nos morros acima do Rio de Janeiro, disseram autoridades em 23 de março.

“Temos mais de 70 famílias desabrigadas. Estamos fornecendo abrigos e alugando albergues para essas pessoas”, disse Luciano Vidal, prefeito de Paraty, à Reuters.

Ele disse que deslizamentos de terra bloquearam ruas e isolaram partes da cidade, e bairros inteiros ficaram sem eletricidade na cidade costeira colonial que é uma atração turística.

Em um dia, Paraty recebeu 322 milímetros (12,68 polegadas) de chuva, a média pluviométrica de seis meses. Pelo menos sete pessoas morreram lá, disse Vidal. O comunicado da defesa civil confirmou apenas cinco mortes em Paraty.

A cidade, um destino turístico, declarou estado de emergência devido à previsão de mais chuvas.

Na vizinha Angra dos Reis, também um destino turístico atingido por fortes chuvas, pelo menos seis pessoas morreram, mostrou a última contagem do estado.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier Redação de Ana Mano; Edição de David Gregorio)

READ  Inscreva-se hoje para o nosso Space Café Brasil em 27 de maio de 2022