Deslizamentos de terra destroem mansão histórica no Brasil, matando pelo menos 12

Uma mansão histórica do século 18 no centro Brasil Destruída por deslizamento de terra.

De propriedade da Prefeitura de Uro Brito, no centro de Minas Gerais, a mansão tinha 250 anos e foi demolida em poucos minutos.

Uma parede de barro caiu sobre a mansão enquanto a chuva forte caía na encosta arborizada.

A casa foi esmagada no deslizamento de terra. (Nove)

Ninguém ficou ferido durante esse incidente em particular, mas a cidade está de luto como um tesouro.

No entanto, pelo menos 12 pessoas morreram em deslizamentos de terra em Minas Gerais desde o fim de semana.

As autoridades estão monitorando o risco de ruptura das barragens devido às fortes chuvas na área.

Bombeiros do estado do sudeste encontraram cinco membros da mesma família, dois dos quais crianças, enterrados em uma área serrana perto da capital do estado, Belo Horizonte.

Na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, a duas horas do carro, uma menina de 10 anos morreu quando uma parede de seu quarto desabou enquanto ela dormia, segundo relatório da Comissão Estadual de Defesa Civil nesta terça-feira. .

Vista aérea do Rors e das ruínas após a erupção do Rio Das Velhas em 12 de janeiro de 2022 em Honorio Picalho, Brasil. As fortes chuvas no fim de semana causaram deslizamentos de terra e inundações na região de Minas Gerais. Níveis extremos de perigo de inundação foram anunciados em pelo menos dois lugares. Segundo as autoridades, 10 pessoas foram mortas entre domingo e segunda-feira e a população afetada é superior a 17.000. (Foto de Pedro (Caixa)

Mais três mortes ocorreram na cidade de Karatinga e, em Ervalia, um homem de 20 anos foi morto quando um deslizamento de terra desabou sobre um bar, diz o boletim.

Mais duas mortes foram registradas no domingo no estado.

Ele disse que 145 municípios já estavam em estado de emergência devido a inundações que forçaram mais de 17.000 pessoas a deixar suas casas.

Outros estados também foram afetados pelas fortes chuvas nos últimos meses.

O estado da Bahia registrou 26 mortes em novembro e dezembro, e mais de 100 mil pessoas foram evacuadas durante a estação chuvosa em vários estados.

De acordo com a Agência Meteorológica Brasileira, partes de Minas Gerais receberam 400 milímetros de chuva nos primeiros 10 dias do ano.

Mulheres limpam uma loja inundada no Rio das Velhas em Picalho, Honório. (Caixa)

Isso é ainda menor do que os 950 mm de chuva registrados em janeiro de 2020 – o maior já registrado naquele mês.

A empresa previu menos chuva no estado a partir de quinta-feira.

Autoridades estaduais expressaram preocupação de que as barragens possam ceder, exceto por deslizamentos de terra que custaram vidas e fecharam estradas.

Eles estavam monitorando 42 barragens no estado, três das quais foram consideradas de alto risco, de acordo com um documento divulgado terça-feira pela Agência Nacional de Mineração.

As autoridades expressaram preocupação com o transbordamento da parede da hidrelétrica de Karioka, com moradores que vivem abaixo do rio evacuando suas casas, incluindo a cidade de Pará de Minas.

Um homem remove lama após o transbordamento do Rio das Velhas. (Caixa)

Em um post nas redes sociais, o prefeito da cidade disse que 130 pessoas que ficaram presas na enchente foram usadas pelos bombeiros de helicóptero.

A Barragem de Minas Gerais é o local de duas tragédias recentes como resultado. Em 2019, mais de 200 pessoas morreram quando uma barragem foi construída em Bromdino e, em 2015, outra barragem desabou, matando 19 pessoas.

O número de mortos das 10 pessoas mortas no acidente de barco não somou o número total de pessoas mortas quando a alta laje de rocha se separou de uma parede de vale na parte sul do estado.

Algumas estradas Litco foram forçadas a fechar devido a inundações.

Litko foi atingido por inundações repentinas após uma chuva repentina

Autoridades disseram que a chuva pode ter sido a causa do colapso da rocha, mas ainda estão investigando a causa.

READ  O clima-safra do Brasil chegou a 30 anos de seca