Desmatamento no Brasil bate segundo recorde consecutivo

Desmatamento no Brasil bate segundo recorde consecutivo

13 de março de 2022

A floresta está sendo removida para dar lugar à soja, à pecuária

O desmatamento na floresta amazônica do Brasil atingiu níveis recordes para o mês de fevereiro, mostraram dados preliminares do governo na sexta-feira, quando um estudo científico indicou que a selva está chegando a um ponto de inflexão após o qual não poderá mais se sustentar. informou Reuters.

O desmatamento na região totalizou 199 quilômetros quadrados (77 milhas quadradas) em fevereiro, um aumento de 62% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados publicados pela agência nacional de pesquisa espacial INPE.

Esse é o nível mais alto para fevereiro desde o início da série de dados em 2015/2016 e segue um recorde mensal semelhante em janeiro.

Nos dois primeiros meses do ano, a destruição foi três vezes maior do que no mesmo período de 2021. Cerca de 629 quilômetros quadrados foram desmatados, uma área aproximadamente do tamanho de Chicago.

O Brasil abriga cerca de 60% da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, cuja preservação é vital para conter mudanças climáticas catastróficas devido à grande quantidade de gases de efeito estufa que absorve.

O desmatamento no Brasil aumentou desde que o presidente de direita Jair Bolsonaro assumiu o cargo em 2019 e enfraqueceu a conservação ambiental, defendendo mais agricultura comercial e mineração em áreas protegidas para ajudar a tirar a região amazônica da pobreza.

O gabinete de Bolsonaro e o Ministério do Meio Ambiente não responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre os dados de sexta-feira.

Alguns cientistas temem que a destruição esteja levando a Amazônia a um ponto de inflexão, após o qual a selva secaria e se tornaria savana, liberando enormes quantidades de gases de efeito estufa.

READ  Os melhores 30 Capitalismo E Liberdade para você

UMA estudo publicado na revista Nature Climate Change No início desta semana, descobriu-se que nas últimas duas décadas, mais de três quartos da Amazônia já perdeu parte de sua capacidade de se recuperar de interrupções como secas e incêndios.

“O desmatamento e as mudanças climáticas, por meio do aumento da duração da estação seca e da frequência das secas, já podem ter empurrado a Amazônia para perto de um limiar crítico de extinção da floresta tropical”, escreveram os autores da Universidade de Exeter.

A quantidade de carbono perdida pelas florestas tropicais a cada ano – que finalmente retorna à atmosfera como dióxido de carbono que aquece o clima – dobrou desde o início dos anos 2000, segundo um estudo separado da revista Nature Sustainability no mês passado.

Alguns cientistas suspeitam que o desmatamento aumentará ainda mais antes das eleições de outubro no Brasil, como aconteceu nos últimos três anos eleitorais. As autoridades provavelmente aplicarão as leis ambientais com menos rigor por medo de incomodar os eleitores, disse Carlos Souza Jr, pesquisador do instituto ambiental Imazon.

Fonte: Reuters