Destaque: Confira os terminais portuários que serão leiloados no Brasil em novembro

O governo brasileiro deve conceder contratos de arrendamento para nove terminais portuários em novembro.

Alguns analistas veem os próximos leilões como parte de um esforço para mostrar o sucesso da agenda de concessões antes da eleição do próximo ano.

“Isso faz parte de uma agenda eleitoral e de um esforço para aumentar a atividade econômica até 2022. [Jair] Bolzano pode entrar em uma corrida fraca no próximo ano devido ao risco de que a economia não cresça ”, disse ao BNamericas Lucas Fernandez, analista político do conselho consultivo do BMJ.

Os terminais a serem entregues devem gerar um investimento conjunto de US $ 1,42 bilhão (US $ 264 milhões), de acordo com a empresa de transporte hidroviário ANTAQ.

Confirmando sua intenção de concorrer às eleições de outubro de 2022, Bolzano tem estado ocupado assistindo a uma série de lançamentos e anúncios de investimento em infraestrutura nos últimos dias.

De acordo com pesquisas eleitorais recentes, o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva tem uma vantagem mais ampla do que Bolsanaro.

O Bolsanaro, de extrema direita, viu recentemente sua já fraca reputação ser ainda mais erodida pela alta inflação, que está perto de 10% ao ano.

A agenda de concessões deve estar ocupada nos próximos meses, já que o governo planeja antecipar vários leilões, já que a fome dos investidores provavelmente será baixa nos meses que antecedem as eleições.

“Historicamente, com a aproximação da época de eleições, os investidores têm sido muito cuidadosos para entender melhor o que é o plano financeiro e qual é o plano de governo de cada candidato”, disse Wenilton Tadini, presidente da Associação de Infraestrutura e Indústrias Básicas, em entrevista recente ao P Nemricos. . .

READ  Os melhores 30 Bolsa Michael Kors para você

Haverá um leilão separado para cada terminal portuário ofertado em novembro.

O leilão acontecerá no dia 5 de novembro no MUC59 (Porto Lhasa), MAC13 (Porto de Maceió) e Tersap no campus do Porto Area Franca.

Mais seis terminais serão leiloados em 19 de novembro: STS08 e STS08A no Porto de Santos, POA01 no Porto Alegre, IMB05 e ITG03 no Porto de Idaho e AE-14 no Porto Capitol.

Aqui está um olhar mais atento sobre os terminais BNamericas.

MUC59

Localizado na capital do estado de Kiera, no nordeste do país, o terminal de 25.628 m2 consome principalmente combustível, movimentando cerca de 6,8 métricos de carga anual.

O contrato de arrendamento é de 14 anos e requer um investimento de 121 milhões.

MAC13

Com sede no estado nordestino de Alagas e com foco principalmente no transporte de açúcar, possui uma extensão de 71.262m2, movimentando 25Mt de carga por ano.

O contrato de 25 anos exigirá um investimento de Rs 57,8 milhões.

Tersap

Localizado no nordeste do estado de Rio Grande do Norde, o terminal de 35.114 metros quadrados será utilizado para movimentar e armazenar um total de minerais, principalmente sal marinho, com uma mobilidade anual de 69,3 m.

O contrato de 25 anos prevê investimentos de US $ 164 milhões.

STS08

A partir do porto mais movimentado do país, no estado de São Paulo, o terminal de 168.324 m2 será destinado à operação, armazenamento e distribuição de combustíveis. A entrega de estoque anual estimada é de 69,7 métricas.

O negócio terá duração de 25 anos e exigirá um investimento de Rs 261 milhões.

STS08A

Localizado no porto de Santos, o terminal de 297.349 m2 será utilizado para a operação, armazenamento e distribuição de fluidos totais, com movimentação anual de carga de 140Mt.

READ  Pedro compra ações do campo de petróleo offshore do Rio Brasil

O contrato de 25 anos exigirá um investimento de 678 milhões.

POA01

Com sede na capital gaúcha, o terminal de 21,5 mil m2 é destinado à movimentação e armazenamento de sólidos vegetais a granel.

O contrato de 10 anos exigirá um investimento de Rs 41,2 milhões.

IMB05

O terminal de 7.455 m2 está localizado no sul do estado de Santa Catarina e é destinado à movimentação e armazenamento de granéis líquidos.

O contrato de 10 anos prevê investimentos no valor de US $ 25 milhões.

ITG03

Com sede no estado do Rio de Janeiro, o terminal de 22.564 m2 é utilizado para a movimentação e armazenamento de sólidos minerais totais, entregando 5Mt de sua carga anual.

O contrato de 10 anos representa um retorno sobre o investimento de 71,2 milhões.

AE-14

O terminal de 4.881 m2 está localizado no estado nordestino de Parasba. É utilizado para movimentar cargas públicas com movimentação anual de cerca de 486 mil toneladas.

O contrato de 10 anos exigirá 1,7 milhão de investimentos.