Eletrobras do Brasil traz de volta ex-CEO Ferreira e elege novo presidente

Uma pessoa passa em frente à sede da empresa de energia elétrica Eletrobras no Rio de Janeiro, Brasil, 3 de janeiro de 2019. REUTERS/Pilar Olivares

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 5 Ago (Reuters) – O novo conselho de administração da empresa brasileira de energia Eletrobras (ELET6.SA) escolheu nesta sexta-feira o ex-presidente Wilson Ferreira Junior para retornar ao cargo e elegeu o ex-presidente da Petrobras Ivan Monteiro como presidente do conselho da diretores, disse a empresa em um comunicado.

Os acionistas também nomearam um novo conselho de administração para a concessionária recém-privatizada na sexta-feira. consulte Mais informação

Ferreira tomará posse em setembro 20, retornando ao cargo após ocupar o cargo de CEO da Eletrobras de 2016 a 2021.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

O CEO cessante, Rodrigo Limp, permanecerá na empresa como chefe de regulamentos.

Ferreira havia deixado a Centrais Elétricas Brasileiras SA, como a Eletrobras é formalmente conhecida, no início de 2021, depois de ver a licitação de privatização da empresa perder força, dizendo na época que o processo havia sido adiado pela pandemia e parado no Congresso.

O governo, no entanto, conseguiu privatizar a maior empresa de serviços públicos da América Latina no início deste ano em um negócio de 33,68 bilhões de reais (US$ 6,5 bilhões) que abriu o caminho para o retorno de Ferreira ao seu antigo emprego.

A medida representa um novo começo para Ferreira, que assumiu o comando da Eletrobras pela primeira vez em 2016, indicado pelo ex-presidente Michel Temer para supervisionar o processo de privatização desde os primeiros passos.

READ  Fiocruz, Ministério da Saúde do Brasil e OPAS capacitam técnicos de laboratório de sete países da América Latina na detecção da varíola - OPAS/OMS

Ele manteve o cargo sob o presidente Jair Bolsonaro, mas deixou a gigante de energia no ano passado para liderar a distribuidora de combustíveis Vibra Energia SA (VBBR3.SA), pois sentiu que a oferta de privatização não seria bem-sucedida.

Rumores de seu retorno à Eletrobras circulavam desde que ele renunciou ao cargo na Vibra no mês passado. consulte Mais informação

“Os mercados devem ver isso como positivo”, disse o Credit Suisse no mês passado. “(Ferreira) foi CEO de 2016-2021 e iniciou a reviravolta da empresa, para que a implementação de um novo plano de eficiência pudesse ser mais rápida.”

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Gabriel Araújo; Escrito por Gabriel Araujo e Brendan O’Boyle; Edição por Kim Coghill

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.