Em direção ao futuro? Importando extrato da planta Cannabis ssp no Brasil

Em junho de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (“ANVISA”) aprovou a possibilidade de importação Cannabis ssp extrato vegetal (“Produto”) com base na Resolução RDC 327/19 (“Resolução”). Isso significa uma vitória para os pacientes e para a indústria farmacêutica, bem como o ponto de partida para a criação de novas oportunidades de negócios no Brasil. Agora, empresas sediadas no Brasil podem importar o produto como matéria-prima para a fabricação do insumo farmacêutico ativo Canabidiol (“CBD”).

A decisão da ANVISA é altamente positiva para vários stakeholders, pois significa:

• reduzindo ou cortando completamente as necessidades de importação de CBD e, portanto, reduzindo os custos e o tempo gerais de fabricação;
  • a possibilidade de CBD fabricado localmente como ingrediente farmacêutico ativo, reduzindo assim o tempo de fornecimento de produtos à base de CBD e criando muitas novas possibilidades de negócios; e
  • possibilitando aos pacientes brasileiros amplo e amplo acesso a produtos à base de CBD, que atualmente só podem ser obtidos por meio de processos demorados, caros e burocráticos, que muitas vezes envolvem a busca de uma decisão judicial favorável para importar e adquirir tais produtos.

Do ponto de vista jurídico, a decisão da ANVISA também foi bem recebida, pois tratou de uma questão regulatória e harmonizou as interpretações de seus diferentes órgãos técnicos. Isso também pode representar, como o tempo pode dizer, uma mudança de paradigma na posição da ANVISA sobre negócios baseados em CBD, que historicamente enfrentou uma posição tabu de funcionários do governo e agora parece estar em transição para uma postura mais pragmática/hermenêutica.

Uma batalha foi vencida; no entanto, a guerra está longe de terminar. O artigo 77 da Resolução RDC 327/19 dispõe que tal Resolução deve ser revista no prazo de três anos a partir de sua data de publicação, o que limita as abordagens (dezembro de 2022). Espera-se que após tal revisão a ANVISA se mantenha firme no assunto, apesar das tentativas de interferência política – que resiste ao desenvolvimento de uma indústria de CBD no Brasil.

READ  Preço de produtos brasileiros de grau B em 2021