Empresas no Brasil apoiam governo para mudar o clima

Este ano, a ONU. Empresas poderosas estão pedindo ao presidente brasileiro, Jair Bolzano, que abandone a oposição de longa data do país a questões-chave nas negociações climáticas. Aquecimento.

O grupo empresarial brasileiro, que afirma representar empresas que representam quase metade da economia latino-americana, apelou ao governo para conter o desmatamento ilegal e aliviar sua postura dura nos mercados de carbono.

Essas demandas pareciam ter valido a pena.

Na semana passada, o Brasil surpreendeu os visitantes com seu compromisso internacional de conter e reverter o desmatamento até 2030. E em um discurso na quarta-feira para o ministro do meio ambiente do Brasil, o país deve criar uma nova posição nos mercados de carbono que ajudará a quebrar o impasse de longa data. O problema.

“Temos sinais positivos por parte do governo”, disse Marina Croce, presidente do grupo comercial conhecido pela sigla portuguesa CEBDS, que também integra as mineradoras Anglo American e Vail e as petrolíferas Petropras e Shell.

O setor privado brasileiro espera alcançar a meta de atingir emissões líquidas zero até 2050 – que foi antecipada recentemente para 2060 – protegendo a Amazônia com maior absorção de carbono.

“Esta é uma grande oportunidade”, disse ele em entrevista à Associated Press na terça-feira. “Desmatamento ilegal do nosso grande elefante na sala de estar.”

O governo brasileiro não atendeu demandas semelhantes de grupos ambientalistas. Mas Crossey disse que as grandes empresas poderiam estar em melhor posição para derrotar o governo de direita de Bolsanaro, que enfrenta eleições no próximo ano.

“O setor privado diz que é bom para os negócios, não é ideológico”, disse ele.

Ao salvar a Amazônia, ela poderia aumentar seus esforços de redução de emissões e o Brasil se beneficiaria muito se os países chegassem a um acordo sobre a questão dos mercados de carbono nas negociações climáticas da ONU deste ano. As tentativas de resolver o problema, conhecido como “Artigo 6”, foram negligenciadas pelos negociadores durante anos, mas os funcionários estão otimistas de que uma melhoria é possível em Glasgow.

READ  Brasil mira no mercado global de hidrogênio verde

O Brasil terá de se comprometer em suas demandas para manter os questionáveis ​​créditos de carbono acumulados sob o acordo anterior. Mas o acordo, que impõe regras mais rígidas aos mercados de carbono, tornará o Brasil um destino-chave no futuro para países e empresas que compensam seus próprios excessos de emissões.

Há sinais de que o governo brasileiro está abandonando as reivindicações por antigos créditos de carbono. Um ministro envolvido nas negociações em Glasgow e um assessor do Ministério do Meio Ambiente disseram à AP que a decisão já foi tomada. Disseram que o Brasil tentaria mudar de posição para ganhar. Os dois falaram anonimamente, pois as conversas eram privadas e continuavam.

Falando em um painel de discussão, o Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Joachim Leid, destacou que os países em desenvolvimento precisam de mais assistência financeira para alcançar uma mudança verde global.

“Precisamos de mais de US $ 100 bilhões por ano em recursos. Um estudo de um banco publicado há poucos dias que dizia US $ 5 trilhões por ano nos setores público e privado”, disse Lead, acrescentando que o Brasil deve ter políticas claras e incentivos para estimular o crescimento verde.

“Quando eu planejo projetos verdes, tenho que ser muito ativo na aprovação do projeto e ele se torna real”, disse ele.

___ Alvarez noticiou de Brasília. ___

Acompanhe a cobertura das negociações climáticas da AP em http://apnews.com/hub/climate