Enviado de Biden, Dodd pede que Bolsonaro do Brasil participe da cúpula das Américas

O presidente dos EUA, Joe Biden, enviou o ex-senador Christopher Dodd ao Brasil para tentar convencer seu presidente Jair Bolsonaro a não pular a Cúpula das Américas do próximo mês em Los Angeles. O líder de extrema-direita brasileiro, admirador de Donald Trump, não planeja participar da cúpula na semana de 6 de junho, quando Biden receberá chefes de Estado de todo o continente, segundo pessoas a par do assunto.

Dodd, assessor especial de Biden para a cúpula, se reuniu com Bolsonaro na manhã de terça-feira. “Reiterei nosso desejo de que o Brasil seja um participante ativo da Cúpula, pois reconhecemos a responsabilidade coletiva de avançar para um futuro mais inclusivo e próspero”, disse Dodd em comunicado.

A cúpula não é realizada desde 2018 devido à pandemia de COVID-19. É a primeira vez que os Estados Unidos o recebem desde a cúpula inaugural em Miami, em 1994. As relações entre os dois países mais populosos das Américas estão frias desde a posse de Biden. Bolsonaro demorou a reconhecer a eleição de Biden e os dois presidentes não se falaram.

“Como um dos parceiros mais importantes dos EUA na região, o que fazemos junto com o Brasil faz a diferença”, disse Dodd. Ele disse que a cúpula se concentrará em questões compartilhadas em todo o hemisfério, incluindo metas climáticas e tornar a democracia e a estabilidade econômica uma realidade para todos os países.

“O Brasil tem muito a contribuir nestas questões… e valorizamos muito a voz do Brasil enquanto discutimos soluções”, disse ele.

(Esta história não foi editada pela equipe do Devdiscourse e é gerada automaticamente a partir de um feed distribuído.)