Escada real do Brasil em problemas de minério de ferro leva a perdas cambiais

• Minas de minério de ferro do Brasil caem devido às condições climáticas
  • CBI dos EUA
  • Ações da Ladam caíram no início do pregão

10 Jan (Reuters) – O valor real do Brasil despencou nesta segunda-feira, com preocupações sobre a demanda chinesa por uma queda nos preços do minério de ferro, enquanto as moedas latino-americanas mais amplas caíram abaixo desta semana.

Entre os crescentes casos de COVID-19 no país, os futuros reais de minério de ferro caíram mais de 2%, enquanto os 0,7% reais caíram.

Muitos mineradores de minério de ferro suspenderam os trabalhos devido às fortes chuvas no estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil. A desaceleração prolongada pode prejudicar as principais exportações de minério de ferro do Brasil.

Inscreva-se agora para ter acesso gratuito e ilimitado ao Reuters.com

As ações da Vale (VALE3.SA), CSN Mineração SA (CMIN3.SA) e Mineração Usiminas (USIM5.SA) caíram entre 1,6% e 3,2%.

Os investidores agora esperam os dados de inflação do IPCA do Brasil para dezembro para ver se uma ligeira queda nos preços ao consumidor continua desde novembro.

A inflação no país permanece alta há mais de seis anos, pressionando mais o banco central para aumentar as taxas de juros.

Em relação a novembro, o IPCA de dezembro “deve se beneficiar de impressões mensais mais baixas nas tarifas de combustível, gás de cozinha e energia elétrica”, disse o Goldman Sachs em nota que a inflação para 2021 será de 10%.

As moedas da América Latina recuaram, com o índice de moedas regionais da MSCI (.MILA00000CUS) caindo 0,1%.

O alerta foi lançado antes dos principais dados de inflação dos EUA na quarta-feira, o que pode levar o Federal Reserve a aumentar as taxas de juros até março.

READ  Os melhores 30 Manta Para Sofá para você

Nos países desenvolvidos, taxas mais altas fazem com que os ativos orientados ao risco pareçam menos atraentes.

A rápida disseminação do COVID-19 no continente diminuiu o sentimento nas últimas semanas, com casos diários sendo relatados em países como o México. consulte Mais informação

O peso do México caiu 0,5%, enquanto o sol do Peru caiu 0,2%.

O Peru, uma das maiores taxas de mortalidade por COVID-19 do mundo, elevou seus níveis de alerta epidêmico em várias cidades na semana passada e apertou alguns controles. consulte Mais informação

As ações da América Latina caíram no início do pregão, com o índice regional de ações da MSCI (.MILA00000PUS) caindo 0,5%.

Em outros lugares, o rublo russo reduziu os ganhos iniciais para 0,4%, quando os Estados Unidos e a Rússia iniciaram negociações difíceis em Genebra sobre a Ucrânia. consulte Mais informação

Os mercados colombianos fecharam para os feriados.

Principais códigos de ações e moedas da América Latina:

Inscreva-se agora para ter acesso gratuito e ilimitado ao Reuters.com

Amber Warrick diz; Edição de John Harvey

Nossos padrões: Princípios de Confiança da Thomson Reuters.