Escolha do governo brasileiro para próximo CEO da Petrobras desiste, dizem fontes

O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é visto em sua sede no Rio de Janeiro, Brasil, 16 de outubro de 2019. REUTERS / Sergio Moraes / Foto de arquivo

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

RIO DE JANEIRO, 4 Abr (Reuters) – O consultor de energia Adriano Pires desistiu da indicação do governo brasileiro para assumir o comando da Petrobras, disseram duas fontes à Reuters nesta segunda-feira, como o mais recente plano de sucessão da estatal de petróleo parece ter desmoronado.

A decisão de Pires veio um dia depois que o magnata do futebol Rodolfo Landim recusou uma indicação para presidir o conselho da Petróleo Brasileiro SA (PETR4.SA), como a empresa é formalmente conhecida.

Pires foi escolhido pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro como o próximo executivo-chefe da Petrobras em 28 de março, após divergências entre o líder de extrema direita e atual CEO Joaquim Silva e Luna sobre a política de preços de combustível da empresa. consulte Mais informação

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

O governo agora precisará se esforçar para encontrar substitutos adequados para os dois primeiros lugares da Petrobras poucos dias antes de sua assembléia anual de acionistas de 13 de abril.

A Petrobras não respondeu a um pedido de comentário, nem Pires.

A decisão de Pires de desistir do cargo de chefia da Petrobras foi noticiada nesta segunda-feira pelo jornal O Globo. As ações preferenciais da Petrobras caíram 1% após a publicação do artigo de O Globo, mas depois recuperaram suas perdas.

A indicação de Pires vinha enfrentando obstáculos internos relacionados à conformidade na Petrobras, já que sua consultoria, a CBIE, com sede no Rio de Janeiro, aconselha empresas que fazem negócios com a Petrobras, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.

READ  Equinox Gold derrama primeiro ouro em sua mina de Santa Luz no Brasil

Um comitê interno de conformidade também havia recomendado que Landim não se tornasse o próximo presidente por motivos de conflito de interesses, disseram as fontes, que pediram anonimato para discutir deliberações internas privadas.

Procurado para comentar, Landim disse que decidiu se retirar da nomeação da diretoria para dedicar toda sua energia ao Flamengo, clube de futebol do Rio de Janeiro do qual é presidente.

Em nota aos clientes, analistas do Itaú BBA do Brasil mantiveram sua classificação de “desempenho superior” nas ações da Petrobras, considerando o que descreveram como fundamentos fortes, mas disseram que a incerteza no topo criaria um ruído negativo.

“Essa incerteza em relação aos indicados para os cargos de presidente e CEO, surgindo tão cedo antes da próxima assembleia geral de acionistas da empresa, provavelmente provocará alguma volatilidade nas ações esta semana”, escreveram os analistas.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Gabriel Araujo em São Paulo e Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro; Redação e reportagem adicional de Gram Slattery no Rio de Janeiro Edição de Marguerita Choy

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.