EXCLUSIVO Enel da Itália em negociações para vender a distribuidora de energia brasileira Celg-D -fontes

Logo da multinacional italiana de energia Enel é vista na sede de Milão, Itália, em 5 de fevereiro de 2020. REUTERS / Flavio Lo Scalzo / Foto de arquivo

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 26 Abr (Reuters) – A italiana Enel SpA (ENEI.MI) está em negociações para vender sua distribuidora brasileira de energia Celg-D em um acordo que pode totalizar mais de US$ 2 bilhões, disseram quatro fontes com conhecimento do assunto .

A Celg-D, que distribui energia para 3,27 milhões de clientes no estado de Goiás, no centro-oeste do Brasil, está avaliada em cerca de 10 bilhões de reais (US$ 2,14 bilhões), incluindo dívidas, e tem um valor patrimonial de cerca de 5 bilhões de reais, disseram as fontes à Reuters.

As empresas interessadas em comprar a Celg-D incluem as rivais brasileiras CPFL Energia (CPFE3.SA), controlada pela State Grid Corporation of China, Neoenergia (NEOE3.SA), controlada pela espanhola Iberdrola (IBE.MC) e EDP Energias do Brasil (ENBR3). .SA), em que a portuguesa EDP (EDP.LS) é o maior accionista.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

As rivais brasileiras Energisa (ENGI11.SA) e Equatorial Energia (EQTL3.SA) também estão procurando, acrescentaram as fontes.

A Enel e a Energisa não quiseram comentar, enquanto a EDP Energias fez o Brasil e a Equatorial não respondeu aos pedidos de comentários.

A CPFL disse que está constantemente analisando oportunidades no setor de energia, enquanto a Neoenergia disse que não está interessada.

A unidade de banco de investimento do Itaú Unibanco Holding SA está assessorando a Enel cujas ações subiram 1,9% na segunda-feira após a publicação do relatório da Reuters sobre o processo de venda.

READ  Os melhores 30 graca infinita para você

A Enel pagou 2,1 bilhões de reais para comprar a Celg-D da controladora estadual e federal de energia de Goiás Centrais Elétricas Brasileiras, conhecida como Eletrobras (ELET6.SA) em uma privatização em 2016. Em 2020, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, criticou a Enel pela qualidade do Serviço da Celg-D.

A Celg-D está entre as piores distribuidoras brasileiras de energia em qualidade de serviço, mostram rankings publicados pela Aneel, reguladora brasileira de energia. No ano passado, foi o terceiro pior de 29.

A Enel possui distribuidoras de energia nos estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, com 18 milhões de clientes.

A EDP Brasil poderia obter sinergias significativas se adquirisse a Celg-D após no ano passado comprar a empresa de transmissão Celg-T por 2 bilhões de reais em um leilão de privatização.

O CEO João Marques disse aos investidores da Cruz na semana passada que a EDP Brasil consideraria licitações para distribuidoras de energia à venda.

($ 1 = 4,6690 reais)

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Tatiana Bautzer e Leticia Fucuchima em São Paulo; Edição por Chizu Nomiyama, Susan Fenton e Alexander Smith

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.