Exportações de farelo de soja do Brasil aumentam com seca atrapalha rota de exportação argentina

Por ana mano

São Paulo, 8 de outubro (Exportações de soja do porto brasileiro de Paranaguá aumentaram em setembro.

Em um relatório enviado à Reuters na sexta-feira, a Autoridade Portuária de Porto Príncipe do Brasil disse que embarcou 419.314 toneladas de soja para exportadores no mês passado, um aumento de 35% em relação a agosto e quase 33% em relação ao ano anterior.

Preços e demanda internacional A Associação de Terminais de Pedestres de Exportação de Paranaguá afirma que quer aumentar as exportações de farelo de soja do Brasil.

Além disso, o farelo de soja trazido do Paraguai foi embarcado para o Brasil como fator.

“A Argentina teve que buscar alternativas para sua balsa de soja para os portos …” o relatório da Autoridade Portuária de Paranaguá disse. Devido à seca e ao baixo nível das águas na Bacia do Rio de la Plata, esses barcos não puderam viajar, então o produto foi embarcado por rodovia e embarcado do Brasil.

Corporações multinacionais, incluindo as principais cooperativas agrícolas brasileiras Como e Cargill e Louis Dreyfus, embarcaram farelo de soja de Paranaguá em setembro.

A empresa disse que até o final deste ano, 150 mil toneladas de farelo de soja serão exportadas do Paraguai para o Paraguai, no sul do Brasil.

Com a estiagem, espera-se que cerca de 400.000 toneladas de soja paraguaia sejam embarcadas de Paranaguá até 2022.

A Argentina é o principal concorrente do Brasil nos mercados internacionais de soja.

“A seca em Rio de la Prada afetou o preço dos produtos argentinos, tornando-os menos competitivos e abrindo mercado para o Brasil”, afirma o comunicado. (Relatado por Margurita Choi Ana Mano Edição)