Exportações de petróleo do Brasil caem, mas receitas ainda aumentam

Notícia

As exportações de petróleo bruto do Brasil caíram 15% em relação ao ano anterior no primeiro semestre de 2022, de acordo com uma análise da BNamericas com base em dados do governo federal.

No total, o país sul-americano exportou 226Mb em janeiro-junho, ante 264Mb no primeiro semestre do ano passado.

A China, que é o maior cliente do Brasil, comprou 91,7Mb desse total, uma queda de 36%, enquanto a Índia adquiriu 8,9Mb contra 19,2Mb no 1S21, cerca de 53% menos.

Essas reduções foram parcialmente compensadas pelo aumento das exportações para os EUA (27Mb, aumento de 54,4%) e Espanha (19Mb, aumento de 104%).

Apesar da queda nos volumes de exportação, as receitas aumentaram 30% em relação ao ano anterior, para US$ 19,3 bilhões, como resultado do aumento dos preços internacionais do petróleo.

No ano de 2021, o Brasil exportou 497Mb ou 1,36Mb/d de petróleo bruto, obtendo US$ 30,6 bilhões em receitas.

De acordo com os últimos dados fornecidos pela agência local de petróleo e gás ANP, a produção nacional de petróleo foi de 2,9Mb/d em maio.

A empresa federal de pesquisa em energia EPE estima que a produção de petróleo do Brasil crescerá de forma constante nos próximos 10 anos, atingindo 5,2Mb/d em 2031.

Para continuar lendo, assine o BNamericas para obter todas as informações deste artigo e acessar as notícias e relatórios relacionados.

” class=”btn btn-lg btn__orange-light “> Demonstração Gratuita

READ  O que € 345.000 comprarão na França, Espanha, Brasil, Noruega e Monaghan?