Fintech brasileira BEE4 lançará primeiro mercado de ações tokenizado local

Trabalhando em um sandbox regulatório, a empresa permitirá que empresas de médio porte tokenizem suas ofertas públicas no Quorum, uma rede executada no Ethereum.

A BEE4, uma fintech sediada no Brasil, planeja lançar o primeiro mercado local de ações tokenizadas nas próximas semanas, disse a CEO da BEE4, Patricia Stille, à CoinDesk na terça-feira.

A empresa pretende replicar a estrutura de uma bolsa de valores e permitirá que empresas brasileiras com faturamento anual entre US$ 1,8 milhão e US$ 55 milhões façam ofertas públicas de até US$ 19 milhões.

Em setembro passado, BEE4 foi escolhida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para participar de um sandbox regulatório, juntamente com o SMU, um mercado secundário de crowdfunding, e o QR Vórtx, um tokenizer emissor de títulos e FIDCs.

De acordo com Stille, os investimentos em empresas em estágio inicial têm sido reservados para grandes fundos ou investidores com grandes quantidades de capital e acesso a rodadas privadas. “O BEE4 vem para dar acesso a isso aos investidores em geral”, disse ela.

A plataforma BEE4 oferecerá ordens de compra e venda, um livro de lances aberto, um pregão e leilões. Ele será executado na rede Quorum, baseada na blockchain Ethereum, na qual as empresas tokenizarão suas ofertas públicas, disse Stille.

A tokenização de ativos é uma área quente no Brasil. Em dezembro, a única bolsa de valores do Brasil, B3, disse que estava explorando oportunidades nos segmentos de tokenização de ativos, custódia de ativos digitais e criptografia como serviço (CaaS). E na semana passada, o Itaú Unibanco, o maior banco privado do Brasil, anunciado seus planos de lançar uma plataforma de tokenização de ativos que transforma produtos financeiros tradicionais em tokens.

READ  Gigante da agricultura Brasil vê com nervosismo guerra na Ucrânia