Gabriel Martinelli: Como menino do Brasil se transformou em estrela do Arsenal

Isso foi em 2019 e Martinelli estava de cara nova, chegando à Inglaterra do Ituano, da quarta divisão brasileira.

Ele era magro e magro, e incapaz de falar uma palavra em inglês, mas desde então se transformou em um titular regular do Arsenal e agora um internacional completo do Brasil. O menino se tornou um homem.

“Ele (Martinelli) treina é incrivelmente difícil. Ele está sempre disposto a fazer mais e não tem medo ou medo de correr riscos, e é isso que eu gosto nele ”, disse o chefe dos Gunners, Mikel Arteta.

Houve muitas mudanças em Martinelli desde que se mudou para o Arsenal há três anos.

Talvez o maior deles tenha sido sua adaptação física. Ele trabalhou especificamente na construção de seu quadro e estima que ganhou cerca de sete a oito quilos desde que se mudou para a Inglaterra.

A rápida ascensão de Gabriel Martinelli no Arsenal foi recentemente reconhecida com sua primeira internacionalização pelo Brasil

/ Imagens Getty

Isso se deve em grande parte ao fato de Martinelli empregar um personal trainer, ter equipamentos de ginástica para usar em casa e seguir uma dieta rigorosa.

“Claro que você não pode perder velocidade, mas acho que não perdi e apenas ganhei massa muscular”, disse Martinelli recentemente ao Globo Esporte.

“Ele (o futebol inglês) é muito diferente do futebol brasileiro, mais físico, mais rápido, o jogo é aqui e ali o tempo todo, você tem que correr mais. No começo foi muito difícil me adaptar a isso, mas hoje está tudo bem, já estou adaptado.”

Martinelli também desenvolveu seu lado tático, particularmente sua tomada de decisão. Essa foi parte da razão por trás de sua lenta integração no time principal, pois garantiu que ele pudesse executar o que Arteta queria.

“Ele é capaz de colocar algum equipamento em seu jogo”, disse Arteta no início desta temporada. “Às vezes ele ainda está fazendo tudo a 100 milhas por hora, mas a energia e a qualidade que ele mostra às vezes é superior.”

Finalmente, Martinelli também se desenvolveu fora do campo. Ajudou o fato de sua família ter vindo com ele para a Inglaterra, enquanto Emiliano Martinez o colocou sob sua asa quando ele chegou.

O goleiro tornou-se essencialmente o “irmão mais velho” de Martinelli, ajudando-o em tarefas como encontrar um carro e escolher onde morar. Martinez o pressionou a falar inglês também em reuniões táticas e, quando saiu, Pablo Mari foi outro que se destacou.

Agora Martinelli fala inglês fluentemente, tendo se jogado em aulas de idiomas três vezes por semana, e está bem estabelecido em Londres, descrevendo-a como uma de suas cidades favoritas no mundo.

O jogador de 20 anos fez do Arsenal sua casa e está se tornando uma peça vital da unidade ofensiva de Arteta.

Martinelli se transformou de ala inexperiente em uma parte vital da unidade de ataque de Mikel Arteta

/ Arsenal FC via Getty Images

Crescendo, Martinelli era um grande fã de Cristiano Ronaldo e há paralelos com a jornada da estrela de Portugal.

Ambos chegaram à Inglaterra ainda adolescentes, precisando se adaptar física e taticamente ao futebol inglês. Ronaldo talvez tenha chegado lá mais cedo e alcançou grandes alturas, mas Martinelli também está se desenvolvendo rapidamente.

Ainda há sombras de seu eu mais jovem em seu jogo, mais notavelmente o drible ágil que foi aprimorado jogando futsal quando criança. Sua corrida louca contra a Bolívia na terça-feira, que se tornou viral, destacou isso.

Foi isso que atraiu o Arsenal para o atacante quando o observaram, com o diretor técnico Edu desempenhando um papel vital na venda do projeto para Martinelli quando ele assinou um novo contrato em 2020.

Originalmente, estava planejado que ele se juntaria ao Arsenal e jogaria pelos sub-23, mas sua forma na turnê de verão de 2019 para os EUA fez com que ele fosse direto para o time principal.

Há muitas pessoas no Arsenal que sentem que o futuro de longo prazo de Martinelli está no meio

/ Arsenal FC via Getty Images

O então técnico Unai Emery o via como um ala esquerdo, que é o papel preferido de Martinelli, mas também o jogou centralmente e ele marcou um hat-trick em sua estreia na Liga Europa.

É a opinião de alguns no Arsenal que Martinelli de longo prazo pode acabar como atacante, dado seu ritmo e o fato de que ele se fortaleceu desde que se mudou para a Inglaterra.

De qualquer forma, o menino do Brasil percorreu um longo caminho desde seus primeiros dias no Arsenal.

READ  Os melhores 30 Microsoft Office 365 para você