Gareth Southgate: Alemanha e Brasil ainda são referência em torneios de futebol

Gareth Southgate insiste que a Alemanha continua sendo uma referência no futebol mundial enquanto prepara sua seleção inglesa para a partida da Liga das Nações em Munique.

Os Três Leões estarão otimistas com as chances de registrar a vitória em apenas seu terceiro jogo competitivo fora de casa contra a Alemanha, tendo vencido seus antigos adversários com uma vitória por 2 a 0 nas oitavas de final na Euro 2020 no verão passado.

A Alemanha nomeou um novo chefe desde então, o ex-técnico do Bayern de Munique, Hansi Flick – que já havia trabalhado como técnico do ex-técnico da seleção, Joachim Low.

Eles estão invictos nos primeiros 10 jogos do Flick no comando e acreditam em Southgate que continuam sendo uma das principais seleções do mundo.

“Para mim, a Alemanha e o Brasil ainda são a referência em termos de países que venceram torneios de forma regular e consistente”, disse ele na véspera do encontro na Allianz Arena.

“Em alguns aspectos, o resultado no verão foi negligenciado, não sei por que – a qualidade da seleção (Alemanha) ainda era muito alta, campeões da Copa do Mundo em todos os lugares, vencedores da Liga dos Campeões em todos os lugares, muito experientes nessas grandes ocasiões.

Southgate continuou: “Mesmo quando todo mundo fala sobre o 5-1 aqui (em 2001), eles acabaram na final da Copa do Mundo na parte de trás daquela campanha de qualificação.

“Então, você tem que respeitar o que eles têm sido como país e o que eles são como país em termos de futebol.

“Essa mentalidade é o que estamos tentando criar – temos que continuar tentando chegar aos estágios finais das competições. Jogos como (terça-feira) são brilhantes para nós – é exatamente o tipo de teste que precisamos. ”

READ  Brasil: Pelo menos seis pessoas morreram quando uma pedra caiu de uma rocha e caiu em um barqueiro Brasil

Questionado sobre como ele julgou a influência de Flick no Die Mannschaft, Southgate disse: “Você pode ver elementos do que ele fez no Bayern de Munique.

“Sete da equipe que jogou na outra noite (no empate da Liga das Nações com a Itália) estavam atuais ou acabaram de deixar o Bayern, então há muita experiência, coesão de trabalhar com ele.

“Você pode ver a contrapressão, a pressão geral, especialmente os atacantes, então temos que estar preparados para isso e, claro, com a bola eles têm alguns jogadores talentosos e isso foi o mesmo no verão”.

Um dos jogadores do Bayern à disposição de Flick é Jamal Musiala, o meio-campista de 19 anos que tem 12 internacionalizações pela seleção alemã.

Nascido em Stuttgart, Musiala se qualificou para jogar pela Inglaterra através de seu pai e, tendo se mudado para o sul de Londres, jogou pelas academias de Southampton e Chelsea antes de ingressar no Bayern.

Ele também jogou nas categorias de base da Inglaterra até e incluindo os sub-21 antes de mudar sua lealdade para representar a Alemanha.

“Nós gostaríamos que ele ficasse, com certeza”, disse Southgate sobre Musiala.

“Mas quando você está treinando no Bayern de Munique todos os dias e está cercado pelo Bayern de Munique e jogadores alemães, isso é um pouco mais desafiador. E, claro, sua família tem esses laços fortes.

“Gostamos de trabalhar com ele quando ele estava em nossas equipes juniores. Ele era um menino muito legal de se trabalhar e sabíamos que ele seria, e é, um bom jogador.

“Então, sim, teríamos gostado dele, com certeza, mas temos muitas dessas situações agora na Inglaterra.

READ  Santander aprimora biometria facial no Brasil

“Tenho certeza de que a Alemanha tem o mesmo, onde os jogadores podem jogar por vários países diferentes e, às vezes, seu coração o levará a outro lugar e temos total respeito por isso.

“É bom vê-lo indo bem depois de conhecê-lo, eu acho, quando ele tinha cerca de 13 ou 14 anos. Estou muito feliz por ele estar funcionando bem – (na terça-feira) não me importo menos! Mas geralmente fico feliz em vê-lo bem.”