Golden Stock Exchange Bull, situado em meio à pobreza no Brasil, desapareceu em uma semana

Muitos brasileiros se sentiram rudes com a nova escultura de touro inspirada em Wall Street fora da bolsa de valores e não tiveram que esperar muito para que ela caísse em ruínas: a estátua foi removida uma semana depois de instalada.

São Paulo esperava que o acordo da bolsa de valores daria ao centro da cidade uma identidade mais brilhante. Mas seu brilho dourado era a fila diária do lado de fora das barracas próximas para os sem-teto e o principal sindicato das pessoas em busca de trabalho – nenhum trabalho era compensado.

Na terça à noite, ele havia sumido.

A escultura de metal e fibra de vidro no portão do mercado de ações não refletia a atual encruzilhada econômica do Brasil ou as oportunidades de curto prazo, com críticos dizendo que a pobreza e o desemprego eram altos e a inflação estava na casa dos dois dígitos. A mídia local mostra os pobres brasileiros em muitas cidades estando tão desesperados por comida que correm atrás de pedaços de carne descartados.

“Isso reflete a força e a resiliência do povo brasileiro”, disse Gilson Fingelstein, CEO da bolsa, em seu comunicado de 16 de novembro. Foi financiado pela bolsa de valores e pelo investidor Pablo Spire.

Spire, dono da consultoria Wii Turinho (“Little Bull”), disse ter orgulho de oferecer “um presente a todos os brasileiros”. Alguns moradores estavam ansiosos para tirar fotos com a escultura, que parece uma grama em alta no distrito financeiro de Manhattan.

Mas a celebração foi recebida com protestos. No dia seguinte, uma dúzia de alunos colou adesivos dizendo “com fome” no corpo do touro. Depois de retirados, um grupo sem fins lucrativos chamado SP Invisível, que ajuda os pobres, organizou um churrasco perto do touro para alimentar os moradores de rua. Ambos os protestos tiveram amplo eco nas redes sociais.

READ  O pior clima do Brasil é o café mais caro de Xangai

“Este touro diz que fizemos algum progresso, mas é exatamente o oposto”, disse Vinicius Lima, um dos organizadores da organização sem fins lucrativos, a repórteres. “O preço da carne disparou. Custa o dobro de antes. Menos brasileiros podem pagar. Por isso viemos para cá.”

No fim de semana, os apoiadores do touro tentaram persuadir os espectadores a trazerem alimentos para doações e se engajarem em manifestações. Mesmo assim, o touro era constantemente assado.

A organização de planejamento urbano da prefeitura convidou apoiadores da escultura e o artista que a desenhou para o encontro. Sua principal objeção ao Golden Beast foi que os patrocinadores não obtiveram permissão prévia e que ele violou a lei que restringe sua exibição do lado de fora. São Paulo controla a publicidade externa.

Vivian Rubio, assessora da organização de planejamento urbano na reunião de terça-feira, disse: “Existe uma lei e deve ser cumprida. Todos devem conhecer a lei antes de fazer qualquer coisa.” Você deve nos informar antes de colocá-la lá. “

Rafael Francadelli, o criador, artista e arquiteto do touro, expressou suas condolências.

“Não tentei insultar ninguém nem passar por cima da cabeça de ninguém. A lição foi aprendida”, disse ele. “Em outra tentativa, nós definitivamente procuraremos você primeiro.”

Por ordem da Bolsa de Valores de São Paulo, um guindaste carregou um touro na noite de terça-feira, com a cabeça e os chifres revestidos de plástico.

Maria Gomez, que trabalha na área há 30 anos, disse nesta quarta-feira que ficou encantada com a retirada da escultura, que inicialmente pensei ser um anúncio de uma churrascaria, e considerei “nojenta”. No entanto, ela percebeu que o touro pode ter sido acusado injustamente.

READ  Os melhores 30 mi play para você

“É um bode expiatório”, disse Gomez, 67. “Agora que sumiu, é bom. Mas é realmente o mesmo centro dilapidado de cidade há muitos anos.”