Governo brasileiro melhora previsão de déficit primário para 2022

BRASÍLIA, 22 de julho (Reuters) – O governo brasileiro projetou um déficit orçamentário primário menor este ano, mostraram números oficiais nesta sexta-feira, com uma arrecadação de impostos em alta ajudando a melhorar o equilíbrio fiscal de curto prazo.

O Ministério da Economia prevê um déficit orçamentário primário de R$ 59,354 bilhões (US$ 10,80 bilhões) para o governo central este ano, ante o déficit de R$ 65,5 bilhões observado em maio e contra uma meta oficial de déficit de R$ 170,5 bilhões.

A perspectiva de receita líquida saltou 51,955 bilhões de reais, enquanto o aumento das despesas chegou a 45,819 bilhões de reais, disse o ministério em seu último relatório bimestral de receitas e despesas.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

As receitas fiscais atingiram um recorde em junho, repetindo um feito alcançado a cada dois meses deste ano, entre aumentos no imposto de renda corporativo e royalties do petróleo. consulte Mais informação

O governo também anunciou a necessidade de congelar R$ 6,739 bilhões em gastos para cumprir a regra do teto de gastos, que limita o crescimento dos gastos à inflação do ano anterior.

Segundo o Ministério da Economia, o bloqueio será necessário para compensar gastos extras após o Congresso derrubar os vetos do presidente Jair Bolsonaro a projetos de lei ligados ao setor cultural e um piso salarial para agentes comunitários de saúde.

(US$ 1 = 5,4977 reais)

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Marcela Ayres; Edição por Leslie Adler e David Gregorio

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.