Governo do Brasil manterá perspectiva de PIB para 2022 e 2023 -fontes

BRASÍLIA, 18 Mai (Reuters) – O Ministério da Economia do Brasil manterá sua perspectiva de crescimento econômico em 1,5% em 2022 e 2,5% em 2023, disseram duas autoridades à Reuters nesta quarta-feira, prevendo atividade acima das projeções do mercado devido à força do mercado de trabalho e crescentes investimentos privados .

O ministério atualizará suas projeções para os indicadores econômicos na quinta-feira e os números de inflação devem ser elevados em relação à perspectiva anterior, em março, quando o IPCA estava em 6,55% este ano.

Os dados serão utilizados nos cálculos do relatório bimestral de receitas e despesas, previsto para sexta-feira.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Economistas vêm aumentando suas previsões para o PIB deste ano, aproximando os números das previsões do governo.

Analistas dizem que a demanda no país foi ajudada por um maior estímulo fiscal, após um aumento em um programa de transferência de dinheiro para pessoas mais pobres. Além disso, o mercado de trabalho deu sinais de força e a onda do coronavírus Omicron não derrubou a mobilidade social como se temia.

No entanto, eles dizem que as expectativas para 2023 se deterioraram, com um aperto monetário agressivo do banco central para domar a inflação que afetará a atividade a partir do segundo semestre do ano.

O banco central elevou as taxas de juros para 12,75%, de um recorde de 2% em março de 2021, e já assinou outro provável aumento em junho.

Goldman Sachs e Credit Suisse agora veem o PIB do Brasil subindo 1,25% e 1,4% neste ano, respectivamente, contra as projeções anteriores de 0,6% e 0,2%. Para 2023, o Goldman Sachs reduziu sua previsão para 0,9% de 1,2%, enquanto o Credit Suisse reduziu sua previsão para 0,9% de 2,1%.

READ  Brasil: Pelo menos seis pessoas morreram quando uma pedra caiu de uma rocha e caiu em um barqueiro Brasil

O Bank of America projetou na terça-feira que o Brasil crescerá 1,5% em 2022, ante 0,5% antes. No entanto, a expansão agora é de 0,9% em 2023, de 1,8% anteriormente.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Marcela Ayres; edição de Richard Pullin

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.