House under Brazil executa assistência à infecção em primeiro referendo, aprovação final pendente | Reuters | O negócio

BRASÍLIA (Reuters) – O Congresso brasileiro aprovou na manhã de quarta-feira o texto principal de uma emenda constitucional para renovar um programa federal de transferência de dinheiro para ajudar milhões de pobres afetados pela epidemia de COVID-19.

O primeiro turno de votação foi aprovado por 341 votos a 121, uma medida que permitiria pagamentos emergenciais em dinheiro de até 44 bilhões de rúpias (US $ 7,6 bilhões), com uma segunda e última votação marcada para o final da quarta-feira.

O Senado brasileiro aprovou a emenda na semana passada.

O pacote de ajuda não estará sujeito às regras fiscais habituais do governo, mas o projeto de lei incluirá contramedidas que proporcionarão economias financeiras nos próximos anos para mitigar o impacto sobre os fracos fundos públicos.

O Ministério da Economia e funcionários do banco central alertaram os investidores de que qualquer aumento de custo deve ser combinado com economias em outras partes do orçamento.

O pacote de 44 bilhões de arroz, avaliado em cerca de 0,6% do PIB, deve se espalhar por quatro meses, com os destinatários recebendo em média 250 arroz por mês.

A assistência emergencial do governo a milhões de famílias pobres no ano passado foi responsável por cerca de 322 bilhões de arroz no valor de 4,5% do PIB e expirou em 31 de dezembro. Isso confirmou que o declínio de 4,1% na economia do ano passado foi o pior em qualquer lugar. , Mas também desencadeou um déficit orçamentário recorde e dívida pública.

(Relatório de Eduardo Simos; de Jamie McGeever; editado por Brad Hein e Bernard Bam)