Incipiente indústria de piscicultura do Brasil dobra receita de exportação no primeiro semestre de 2022 — MercoPress

Sábado, 30 de julho de 2022 – 09:52 UTC

Filés de tilápia congelados aumentaram 544% em preço e 571% em volume

As incipientes exportações brasileiras de peixes cultivados no segundo semestre de 2022 dobraram em valor e aumentaram 14% em volume em relação a janeiro/julho de 2021. Com efeito, as vendas atingiram US$ 14,3 milhões, de US$ 7,2 milhões no ano. y, com volume aumentando para 4.931 toneladas de 4.327 toneladas.

Como é que essas diferenças. A resposta é maior valor agregado, principalmente os filés congelados que aumentaram 544% em preço e 571% em volume. Dentre todas as categorias, este produto apresentou o maior crescimento em ambos os indicadores.

Considerando os primeiros seis meses deste ano, o mês de maio registrou os maiores aumentos tanto na receita (com US$ 4 milhões) quanto nas toneladas exportadas (1.331). Os dados são da 10ª edição do Boletim de Comércio Exterior da Piscicultura, publicação trimestral editada em conjunto pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas) e a Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR).

Conforme antecipado, a tilápia continua sendo a principal espécie exportada pela piscicultura brasileira. Essa espécie respondeu por 98% das vendas e 99% do volume do Brasil no primeiro semestre de 2022. Também teve aumentos significativos (133% financeiramente e 32% em quantidade) na comparação do primeiro semestre deste ano com 2021.

Em termos de mercados de exportação, os Estados Unidos continuam em primeiro lugar, respondendo por 76% do faturamento e 63% do volume. O Canadá segue com 8% e 9%, respectivamente. Financeiramente, US$ 10,9 milhões para os EUA e US$ 1,2 milhão para o Canadá.

READ  Os melhores 30 mochila dell para você

Em média, o filé congelado foi o produto de tilápia que atingiu o maior valor de vendas no primeiro semestre deste ano, chegando a US$ 5,46 por quilo. No entanto, em relação ao mesmo período de 2021, houve queda média de US$ 0,34 por kg.

O boletim, editado a cada três meses, foi lançado no início de 2020 como subproduto do BRS Aqua, principal projeto de aquicultura da Embrapa. A publicação faz parte do Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura do mesmo projeto, o CIAqui, e é baseada em dados oficiais.