Índia, Espanha e Brasil registram mortes por varíola

Nova Delhi: O número crescente de casos de varíola e várias mortes relatadas devido à doença levantaram preocupações entre a fraternidade da saúde e também o público. No domingo, a Índia se tornou o último país a registrar a primeira morte devido à doença da varíola dos macacos. Um paciente de 22 anos com varíola de Kerala morreu em um hospital particular em Thrissur.Leia também – Caso suspeito de Monkeypox relatado por Tiruchi, Tamil Nadu

Até o momento, houve mais de 22.000 casos de varíola dos macacos relatados em quase 80 países desde maio, com cerca de 75 mortes suspeitas na África, principalmente na Nigéria e no Congo. Na sexta-feira, Brasil e Espanha relataram mortes relacionadas à varíola, a primeira relatada fora da África.

Primeira morte por varíola na Índia – O que sabemos

• Um homem de 22 anos que retornou recentemente dos Emirados Árabes Unidos supostamente morreu devido à varíola, disse a ministra da Saúde de Kerala, Veena George.
  • Com os resultados do swab do paciente falecido ainda a serem divulgados, o ministro da Saúde disse que o paciente era jovem, não sofria de nenhuma outra doença ou problema de saúde e, portanto, o departamento de saúde estava investigando a causa de sua morte.
  • Ela disse que também examinará por que houve atraso em sua hospitalização depois que ele chegou aqui dos Emirados Árabes Unidos em 21 de julho.
  • “Esta variante específica da varíola dos macacos não é tão virulenta ou contagiosa quanto o COVID-19, mas se espalha. Comparativamente, a taxa de mortalidade desta variante é baixa. Portanto, vamos examinar por que o homem de 22 anos morreu neste caso em particular, pois não tinha outras doenças ou problemas de saúde”, disse o ministro.
  • O ministro disse ainda que não existem estudos disponíveis sobre esta variante específica de outros países onde a doença foi detectada e, portanto, Kerala está a realizar um estudo sobre ela.
READ  Ministro da Economia do Brasil diz que atualizações rápidas de preços de combustível da Petrobras podem não ser 'melhor ferramenta'

Como detectar se você tem varicela

Monkeypox normalmente começa com febre, dor de cabeça, calafrios, dores musculares e exaustão cerca de cinco a 21 dias após a exposição, de acordo com o departamento de saúde dos EUA. Geralmente dentro de um a três dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea. A doença geralmente dura de duas a quatro semanas.

As pessoas são consideradas infecciosas até que todas as crostas da erupção tenham caído e uma nova camada de pele tenha se formado, disse o departamento.

Com a erradicação da varíola em 1980 e a subsequente cessação da vacinação contra a varíola, a varíola dos macacos emergiu como o ortopoxvírus mais importante para a saúde pública.