iPhone 13 já está montado no Brasil

Embora a grande maioria dos produtos da Apple seja montada na China, a Apple também usa algumas das instalações da Foxconn em países como Brasil e Índia para montar iPhones. Agora a empresa começou a montar o iPhone 13 no Brasil, mas há um porém – parece que o iPhone 13 mini não terá produção local.

9to5Mac leitor João Menicucci Recentemente comprei um iPhone 13 no Brasil. Para sua surpresa, a caixa indica que o produto foi “Montado no Brasil”. O número do modelo, MLPF3BR/A, confirma que o aparelho foi de fato montado no país, já que as unidades vendidas no Brasil que são importadas da China possuem o identificador “BZ/A”.

Porém, por algum motivo desconhecido, parece que apenas o iPhone 13 de 6,1 polegadas está sendo montado na Foxconn Brasil, localizada em Jundiaí, São Paulo.

Mac MagazineName descobriu que a Apple atualizou a documentação do iPhone 13 na ANATEL (o regulador brasileiro de telecomunicações) em 24 de janeiro de 2022 para incluir a Foxconn Brasil como fábrica do produto. Os documentos também confirmam que nem o iPhone 13 mini nem os modelos 13 Pro serão montados no Brasil.

Para ser justo, a Apple nunca montou nenhum modelo Pro do iPhone no Brasil, provavelmente porque são muito mais caros e poucas pessoas compram esses modelos em países emergentes – mas modelos mais acessíveis como o iPhone SE e o iPhone 11 já estavam sendo montado no Brasil.

É interessante ver que a Apple decidiu descartar o iPhone 13 mini de seus planos de montagem locais. Talvez a empresa saiba que a versão mini tem baixa demanda, não importa os esforços para torná-la mais acessível, ou isso seja apenas uma indicação de que o iPhone 13 mini será descontinuado oficialmente ainda este ano.

READ  Os melhores 30 Xiaomi Redmi Note 6 para você

O Brasil impõe altos impostos sobre produtos importados, o que inclui quase toda a gama de aparelhos da Apple. Por isso, existem algumas empresas que investem no processo de montagem local, pois isso garante a redução de impostos para a venda desses produtos. De acordo com um relatório recente, a Apple também deveria iniciar a produção do iPhone 13 na Índia este mês.

Os preços do iPhone 13 no Brasil começam em R$ 7.599 (US$ 1.536), mas os clientes já podem encontrá-lo nas lojas de varejo por preços tão baixos quanto R$ 4.999 (US$ 1.011).