Jair Bolsonaro lança oficialmente campanha de reeleição Notícias | DW

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro lançou oficialmente sua campanha de reeleição no domingo.

Bolsonaro foi indicado pelo Partido Liberal de direita como seu candidato presidencial durante um evento no Rio de Janeiro na frente de cerca de 10.000 apoiadores.

Pesquisas mostram o líder de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva derrotando com folga Bolsonaro no primeiro turno de 2 de outubro.

Bolsonaro rotula rival de ‘comunista’

Em seu discurso, o presidente mirou seu principal rival – conhecido como Lula – acusando-o de ser comunista.

“Não precisamos de outra ideologia que não funcionou em nenhum outro lugar do mundo. Precisamos melhorar o que temos”, disse Bolsonaro a apoiadores. “Nossa vida não foi fácil, mas uma coisa que me conforta não é ver um comunista sentado naquela minha cadeira.”

Vários apoiadores do presidente disseram à Associated Press que, se Bolsonaro não ganhar um segundo mandato, o Brasil seguirá a liderança catastrófica da Venezuela.

Muitos falaram sobre como não confiam em pesquisas que mostram Bolsonaro atrás e esperam totalmente que ele vença.

“É o bem contra o mal e somos a favor do bem”, disse Alexandre Carlos, de 52 anos. “Bolsonaro é a única esperança que temos agora para salvar o país.”

Bolsonaro enfrenta uma batalha árdua

Antes do lançamento da campanha de Bolsonaro, a eleição já havia se tornado uma das disputas políticas mais acirradas da América Latina em anos.

Bolsonaro está lutando para recuperar a popularidade entre os eleitores, já que o país continua sendo atingido pela alta inflação.

Sua imagem foi ainda mais manchada pelo tratamento do governo da pandemia de COVID-19.

No ano passado, um relatório pedia que o presidente enfrentasse acusações de crimes contra a humanidade depois que mais de 600.000 brasileiros foram mortos pelo vírus.

READ  Os melhores 30 biotin 10000mcg para você

A resposta do Brasil à crise da saúde foi descrita como a pior do mundo depois que Bolsonaro se manifestou contra bloqueios, máscaras e vacinas e até disse ao público para “parar de choramingar”.

Seguindo os passos do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, o líder brasileiro lançou ataques infundados à confiabilidade do sistema eletrônico do país
sistema de votação, colocando em dúvida se ele aceitaria a derrota.

Os assessores de Bolsonaro lhe disseram para se concentrar em propostas econômicas e sociais, como baixar os preços dos combustíveis ou aumentar a assistência social, e abandonar as controvérsias que o ajudaram a chegar às manchetes.

Durante seu discurso no domingo, o presidente prometeu que um programa de assistência social em dinheiro que fornece 600 reais (US$ 109) em pagamentos mensais para brasileiros de baixa renda continuará no próximo ano se ele for reeleito.

‘Lula’ assume a liderança

Algumas pesquisas mostram que Bolsonaro caiu quase 20 pontos percentuais para Lula, ex-presidente do país de 2003 a 2010.

Lula é creditado por tirar milhões da pobreza durante um período de rápido crescimento impulsionado por commodities, graças a gastos sociais agressivos.

Sua estrela caiu nos últimos anos devido a investigações de corrupção de alto nível – o próprio Lula passou mais de um ano e meio na prisão devido a uma condenação por corrupção que foi posteriormente anulada – mas ele continua a ser uma figura relativamente popular.

O Partido dos Trabalhadores (PT) de esquerda nomeou Lula oficialmente na quinta-feira.

O candidato de centro-esquerda Ciro Gomes, em terceiro lugar distante, foi indicado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) na quarta-feira.

Nas próximas semanas, a já tensa batalha entre os dois principais candidatos deve esquentar ainda mais.

READ  Os melhores 30 Celular Xiaomi Redmi Note 8 para você

Até o próximo mês, Lula e Bolsonaro poderão se engajar na maioria das formas de propaganda política, uma vez que todos os candidatos tenham sido registrados.

mm/wd (AFP, dpa, Lusa, Reuters)