Jovens eleitores criticam as eleições no Brasil

Emitida em: Modificado:

Brasília (AFP) – Não só este ano o adolescente brasileiro Rodrigo Kutz tem idade suficiente para votar, o jovem de quase 16 anos pode votar pela primeira vez em uma eleição presidencial apertada.

A única coisa é que ele não poderia se importar menos – como muitos jovens brasileiros, que poderiam compor uma demografia de eleitores chave na disputa de outubro … se eles estivessem interessados.

Um Brasil profundamente dividido está caminhando para um confronto de titãs em seis meses, provavelmente enfrentando uma escolha dura entre opostos polares: o titular de extrema-direita Jair Bolsonaro e seu inimigo, o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas “não gosto de nenhum deles”, diz Kutz, estudante do ensino médio na capital, Brasília.

“Talvez um candidato mais jovem faça mais sentido para mim. Espero que haja outras opções na próxima vez.”

O Brasil é um dos nove países onde jovens de 16 anos têm o direito de votar nas eleições nacionais.

Eles também têm o direito de não fazê-lo. O voto é obrigatório no Brasil, mas apenas para maiores de 18 anos.

Faltando um mês para o registro dos eleitores, os jovens de 16 e 17 anos devem participar com a menor taxa em 30 anos.

Apenas 850.000 se registraram até agora, uma queda de 60% em uma década.

Nas últimas eleições, em 2018, 1,4 milhão de eleitores acabou sendo o grupo demográfico mais jovem.

“Meus pais me disseram que eu deveria votar, mas não sou muito de política”, diz Eduardo Proença, 16.

“Eu só vejo políticos brigando para ver qual é o menos terrível. Isso não me inspira realmente.”

READ  Os melhores 30 trico para você

Dados demográficos negligenciados

Não há muito de jovem ou novo na corrida de 2022, que parece destinada a colocar o piloto de 67 anos que liderou o Brasil nos últimos quatro anos contra o de 76 anos que liderou o país de 2003 a 2010.

Mas figuras que vão desde a superstar pop Anitta até as próprias autoridades eleitorais estão tentando envolver mais os jovens eleitores.

“Você quer me pedir uma foto quando me encontrar em algum lugar? Se você tem mais de 16 anos, só tiro se você tiver um de seu título de eleitor”, twittou recentemente Anitta, crítica vocal de Bolsonaro. .

Enquanto isso, o Supremo Tribunal Eleitoral lançou uma campanha de mídia social com uma multidão diversificada de jovens modelos descoladas dizendo aos adolescentes: “Bora vota” – gíria para “Vamos votar”.

“Os jovens precisam se envolver para decidir nosso futuro”, disse à AFP por e-mail o principal juiz do tribunal, Edson Fachin.

“O pior voto é aquele que não é lançado.”

Mas os torcedores da democracia enfrentam a apatia dos jovens eleitores alienados por anos de escândalos de corrupção aparentemente sem fim e uma economia assolada pela pandemia que os deixou de fora, disse o cientista político Marco Antonio Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas.

Em 2020, no auge da crise, cerca de 30% dos jovens brasileiros não estavam empregados nem estudavam.

Os partidos políticos brasileiros também fizeram um mau trabalho envolvendo a próxima geração, disse Teixeira.

READ  Os melhores 30 masturbador masculino para você

“São espaços muito hierárquicos dominados pela liderança e pelas famílias políticas tradicionais. São completamente passivos quando se trata de jovens”, disse.

‘Vistas extremistas’

Marco Antonio May, de dezoito anos, terá que votar pela lei brasileira – mas não quer.

Marco Antonio May, de dezoito anos, é obrigado a votar pela lei brasileira, mas disse à AFP: 'Se dependesse de mim, eu não iria'
Marco Antonio May, de dezoito anos, é obrigado a votar pela lei brasileira, mas disse à AFP: ‘Se dependesse de mim, eu não iria’ EVARISTO SA AFP

“Se dependesse de mim, eu não iria”, diz ele.

“Não vejo políticos se preocupando muito conosco (jovens). O Brasil tem dois candidatos dominantes que geralmente têm visões extremistas sobre tudo, e eu acho isso pouco inspirador.”

Os dois favoritos têm tentado alcançar os jovens eleitores, especialmente o Bolsonaro.

O presidente convocou “pais e avós” a ajudarem os adolescentes a votarem contra Lula, instando-os a explicar às crianças “para onde vai o Brasil” quando era governado pelo ex-mecânico e sua sucessora escolhida a dedo, Dilma Rousseff. 2011-2016) – um período que terminou com o boom econômico do Brasil indo catastroficamente em meio a um tsunami de escândalos de corrupção.

Mas Bolsonaro está atrás nas pesquisas e se sai ainda pior entre os jovens eleitores.

Lula o lidera por 29 pontos percentuais entre os jovens de 16 a 24 anos, segundo pesquisa recente do instituto Datafolha, que colocou a diferença entre os candidatos em 17 pontos percentuais para o eleitorado como um todo.