Lula, ex-presidente de esquerda, apoia Macron em votação na França

Lula disse que agora acredita que Macron ‘é aquele que melhor encarna os valores democráticos e humanistas’ contra sua rival de extrema-direita Marine Le Pen no segundo turno de domingo.

Uma imagem mostra uma tela de TV exibindo uma transmissão ao vivo entre o presidente francês e o candidato à reeleição do La Republique en Marche (LREM) Emmanuel Macron (E) e o partido de extrema-direita francês Rassemblement National (RN) candidato presidencial Marine Le Pen (R) ), transmitido pelos canais de TV franceses TF1 e France 2, em Saint-Denis, ao norte de Paris, antes do segundo turno das eleições presidenciais da França. Foto: Ludovic Marin/AFP

PARIS – O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu nesta quinta-feira aos eleitores franceses que “derrotem a extrema direita”, apoiando o atual presidente Emmanuel Macron, que “melhor encarna os valores democráticos e humanistas”.

“É fundamental derrotar a extrema direita e sua mensagem de ódio e preconceito. Isso é o que todos os democratas desejam e esperam… em todo o mundo”, disse Lula em uma série de tuítes.

No primeiro turno da eleição francesa, o esquerdista Lula apoiou o candidato de extrema esquerda Jean-Luc Melenchon, que ficou em terceiro lugar.

Lula disse que agora acredita que Macron “é aquele que melhor encarna os valores democráticos e humanistas” contra sua rival de extrema-direita Marine Le Pen no segundo turno de domingo.

Em um tweet em francês, ele disse que “o futuro da democracia está em jogo na Europa e no mundo”.

O impacto da eleição na França “vai além de suas fronteiras”, disse Lula, que lidera as pesquisas contra o presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro antes das eleições presidenciais de outubro no Brasil.

READ  Vencedora do prêmio UNESCO mudando o ecossistema tecnológico para mulheres marginalizadas no Brasil - India Education | Últimas notícias sobre educação | Notícias educacionais globais

Os primeiros-ministros alemão, espanhol e português também pediram na quinta-feira que os franceses votem no “candidato democrático”, referindo-se a Macron.

As últimas pesquisas sugerem que Macron está na liderança por até 15 pontos.