Lula mantém liderança sobre Bolsonaro em pesquisa de opinião no Brasil antes das eleições

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva fala durante um evento com membros de partidos políticos e movimentos sociais em Porto Alegre, Brasil 1 de junho de 2022. REUTERS / Diego Vara /

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 23 Jun (Reuters) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está mantendo a liderança sobre o atual presidente Jair Bolsonaro antes das eleições presidenciais de outubro no Brasil, de acordo com uma pesquisa de opinião Datafolha divulgada nesta quinta-feira.

Lula obteve 47% de apoio na pesquisa de opinião contra 28% de Bolsonaro. Em maio, a vantagem de Lula era de 48% a 27%.

Os resultados da pesquisa sugerem que o tempo está se esgotando para outros candidatos que esperam torná-la uma corrida de três vias. Enquanto o ex-governador de esquerda Ciro Gomes ganhou 1 ponto percentual em relação à última pesquisa, ele teve o apoio de apenas 8% dos eleitores pesquisados.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Em um possível segundo turno entre os rivais, o líder de esquerda Lula agora tem uma vantagem de 23 pontos por cento sobre Bolsonaro, abaixo dos 25 pontos de maio, mostrou a pesquisa.

Esta semana, Lula apresentou um plano oficial do governo delineando as prioridades se eleito, incluindo uma nova política de preços de combustíveis, removendo um teto para os gastos do governo e controlando drasticamente o desmatamento.

Lula elogiou os resultados da pesquisa de quinta-feira no Twitter, dizendo que, apesar de um mês de “publicidade na TV e uma enxurrada de notícias falsas na internet”, o povo brasileiro mostrou que quer “se livrar” do atual governo.

READ  Empresas brasileiras ouvem o canto da sereia das bolsas americanas

O gabinete de Bolsonaro não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O Datafolha entrevistou 2.556 brasileiros em idade de votar (16 anos) na quarta e quinta-feira. A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Peter Frontini e Carolina Pulice; Edição por David Gregorio e Grant McCool

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.