Maha Energy da Suécia mira campo de Tartaruga da Petrobras no Brasil

O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é visto em um tanque na refinaria Petrobras Paulinia em Paulinia, Brasil, 1º de julho de 2017. REUTERS / Paulo Whitaker

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

RIO DE JANEIRO, 12 Abr (Reuters) – A Maha Energy AB (MAHAa.ST), com sede em Estocolmo, continua interessada em comprar a participação da Petrobras no campo de petróleo de Tartaruga, no nordeste do Brasil, depois que a primeira tentativa da empresa de comprar o ativo foi malsucedida, Victoria Berg , o diretor de relações com investidores da empresa, disse à Reuters em um e-mail na terça-feira.

A Petróleo Brasileiro SA (PETR4.SA), como a estatal petrolífera é formalmente conhecida, anunciou em 2020 que estava vendendo sua participação minoritária de 25% em Tartaruga, um pequeno campo de águas rasas no estado de Sergipe, no Brasil. Os 75% restantes já pertencem a Maha.

Na segunda-feira, no entanto, a Petrobras disse que o processo de venda não teve sucesso e que estava iniciando sua tentativa de alienar a Tartaruga do zero.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Embora não haja informações divulgadas sobre os licitantes, Maha e Petrobras entraram em negociações sobre a participação, disse Berg. Essas negociações acabaram fracassando devido a razões “financeiras / contratuais”, de acordo com Berg.

“A Maha provavelmente estará interessada em participar do relançamento do desinvestimento da Tartaruga, pois isso representa uma oportunidade natural de crescimento em um bloco que atualmente operamos e planejamos desenvolver ainda mais com investimentos de capital no curto prazo”, escreveu Berg no e-mail.

A Petrobras não respondeu a um pedido de comentário na terça-feira.

READ  Os melhores 30 Introdução A Linguistica para você

A partir de 2020, Tartaruga produziu cerca de 580 barris por dia de petróleo, segundo a Petrobras. Um terceiro poço em construção pode aumentar significativamente esse número.

A participação da Tartaruga deverá render um preço relativamente baixo em comparação com outros ativos de upstream vendidos pela Petrobras, dada sua produção modesta. No entanto, uma venda permitiria à empresa realocar recursos para suas operações em águas profundas muito mais lucrativas e prolíficas, que têm sido o foco principal da empresa nos últimos anos.

A Maha, que se concentra em campos petrolíferos existentes e maduros, possui operações de exploração e produção no Brasil, Illinois, Wyoming e Omã, de acordo com seu site.

Reportagem de Gram Slattery; Edição por Cynthia Osterman

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.