Mais perto do desmatamento: uma viagem surreal pelo coração da soja no Brasil

Voltamos para o carro e começamos a dirigir – mas ainda precisamos de fotos da área queimada da floresta do Serrato.

Assim que o caminhão de Simonetti ficou invisível, paramos novamente. Enquanto pisco meus olhos no horizonte e as palmas suam enquanto olho para a nuvem de poeira laranja indicando que alguém está chegando, meu colega de trabalho envia o drone para cima para uma filmagem. Desta vez, tivemos sorte.

Passamos aquela noite naquela área. Fiquei chocado com duas coisas em cidades do boom da soja como Sabesal. Primeiro, vemos a vida das pequenas empresas sem relação com a agricultura. As torres principais são alinhadas por empresas que manuseiam tratores, combustível, sementes, pesticidas, peças de reposição e consultoria agrícola..

Em segundo lugar, vemos pessoas sem-teto e nenhuma favela. Favalas são unidades habitacionais irrestritas construídas em terrenos baldios por aqueles que não têm acesso ao mercado habitacional formal, que muitas vezes são encontrados em outras cidades brasileiras. Algumas favelas têm décadas, são solidamente construídas e bem estabelecidasPorém, muitos não possuem serviços básicos e de higiene. Em São Paulo, completam as favelas da cidade; No Rio, eles estão aglomerados nas montanhas.

Desde o início da epidemia, muitos brasileiros têm lutado: uma pesquisa realizada em dezembro de 2020 estimou que 19 milhões de pessoas enfrentavam insegurança alimentar grave, mais do que o dobro de 2018. Nas grandes cidades do Brasil, a mudança é óbvia. É comum que as famílias fora dos supermercados implorem por guardanapos e arroz. Nos semáforos de São Paulo, crianças vendem guloseimas ou pedem troca de carro por carro.

Mas não aqui no estado de Mato Grosso, produtor de soja. As cidades são lindamente configuradas em grades e estradas largas, e há muitos sinais de “preciso de ajuda”. Essa parte do Brasil está prosperando e é fácil perceber por que os moradores locais apóiam o agronegócio.

READ  Alep Farms lançará carnes cultivadas em laboratório no Brasil