Mais um grupo de refugiados ucranianos chega ao Brasil – MercoPress

Mais um grupo de refugiados ucranianos chega ao Brasil

Segunda-feira, 28 de março de 2022 – 09:20 UTC

O visto humanitário no Brasil tem validade de 180 dias, após os quais seus beneficiários têm direito a residência temporária por dois anos e depois a residência permanente.

Um grupo de 47 refugiados ucranianos chegou ao Brasil neste sábado depois de ser atendido pela Embaixada do país sul-americano em Varsóvia com documentos de viagem e notas às autoridades polonesas, anunciou o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Os refugiados, que também contaram com o apoio do Consulado-Geral em Frankfurt, onde foi feita uma conexão aérea, desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Uma resolução dos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça concedeu aos ucranianos um visto temporário e uma autorização de residência por razões humanitárias depois que eles foram deslocados de suas casas no país devastado pela guerra.

No entanto, as autoridades de migração explicaram que “ucranianos que chegam ao Brasil sem visto podem solicitar uma autorização de residência nas delegacias da Polícia Federal”, segundo a Agência Brasil. Cidadãos ucranianos podem ficar até 90 dias no Brasil sem visto, enquanto o visto humanitário é válido por 180 dias, após o qual seus beneficiários têm direito a residência temporária por dois anos e depois a residência permanente.

Vistos humanitários temporários podem ser concedidos a ucranianos e apátridas afetados ou deslocados pelo conflito armado na Ucrânia. Segundo as Nações Unidas, mais de três milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da guerra. Do número total de refugiados, quase metade são crianças.

Até meados de março, o Brasil havia recebido 894 ucranianos desde o início da guerra, segundo fontes da Polícia Federal.

READ  Bruno Proxades: O meio-campista adolescente brasileiro Maestro ganha interesse na Premier League e Bundesliga

Dois milhões de ucranianos também estão vagando dentro de seu próprio país, mas longe de suas casas para se protegerem dos bombardeios russos. Para os que saíram do país, o principal destino foi a Polónia, que representa cerca de 60% do total de afluxos, seguida da Roménia e da Eslováquia.

A Europa não experimentou um afluxo tão rápido de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.