Mercado de crédito de carbono apertado contribui para problemas de preço de combustível no Brasil

Conteúdo do artigo

SÃO PAULO – Enquanto a guerra na Ucrânia aumenta os preços dos combustíveis no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro detonou as margens de lucro da estatal de petróleo, alterou os impostos sobre os combustíveis e recebeu novos subsídios.

Mas um fator que impulsiona os preços dos combustíveis parece ter voado abaixo de seu radar: o preço dos créditos de carbono cultivados internamente, chamados CBIOs, mais do que triplicou no ano passado, atingindo um recorde.

Distribuidores de combustíveis no Brasil são obrigados a compensar a venda de combustíveis fósseis com CBIOs, que são vendidos por produtores de biocombustíveis, como etanol de cana-de-açúcar. O preço de um único CBIO subiu acima de 100 reais (US$ 20,90) este mês pela primeira vez, somando-se aos custos que serão repassados ​​aos consumidores, dizem analistas.

Anúncio 2

Conteúdo do artigo

“Os CBIOs têm impacto nos preços, sem dúvida, já que as empresas trabalhavam com valores próximos de 40 reais, e hoje está em 100 reais”, disse uma fonte de uma grande distribuidora de combustíveis, que pediu anonimato por não ter permissão para falar com a mídia.

O mercado de CBIO movimentou mais de 2 bilhões de reais em 2021, número que deve crescer ainda mais este ano, dizem analistas.

A associação distribuidora de combustíveis Brasilcom levantou preocupações de que os CBIOs possam ser vulneráveis ​​à especulação porque os produtores podem mantê-los indefinidamente.

READ  Os melhores 30 My Hero Academia 11 para você

Em comunicado à Reuters, o órgão estimou que o aumento no mercado de CBIO elevou os preços na bomba em cerca de 0,10 real por litro. Os preços da gasolina no varejo estão em torno de 7,25 reais por litro.

Embora isso seja uma fração do recente aumento de preços, a pressão adicional veio em um momento difícil para Bolsonaro, que enfrenta uma difícil batalha pela reeleição em outubro. À medida que a frustração dos eleitores com a inflação de dois dígitos aumenta, ele reclama com frequência dos preços nas bombas.

Anúncio 3

Conteúdo do artigo

Seu governo anunciou esta semana que substituiria o CEO da petrolífera estatal Petróleo Brasileiro, ou Petrobras, após menos de um ano no cargo.

A principal associação da indústria de cana-de-açúcar do Brasil, a Unica, classificou o aumento do preço dos créditos de carbono como uma oscilação normal devido ao aumento da demanda dos distribuidores e à escassez de oferta entre os produtores de biocombustíveis.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica, disse que os distribuidores compraram 75% mais créditos este ano até 25 de março em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a emissão de novos CBIO caiu 23%.

“Tudo isso impacta o mercado. Isso teve esse impacto no preço”, disse.

($ 1 = 4,78 reais)

(Reportagem de Nayara Figueiredo; Redação de Gram Slattery; Edição de Brad Haynes e Cynthia Osterman)