Mercedes-Benz inicia montagem de ônibus elétrico no Brasil

O logotipo da Mercedes-Benz é visto no 43º Salão Internacional do Automóvel de Bangkok, em Bangkok, Tailândia, em 22 de março de 2022. REUTERS/Athit Perawongmetha

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 13 Jul (Reuters) – A montadora alemã Mercedes-Benz Group AG deve iniciar a montagem de seu primeiro ônibus elétrico no Brasil entre novembro e dezembro, à medida que a demanda cresce na maior economia da América Latina, disse um executivo nesta quarta-feira.

A empresa vê a demanda por ônibus elétricos no Brasil chegando a 3.000 veículos até 2024, disse seu diretor de vendas e marketing de ônibus, Walter Barbosa, em entrevista coletiva, de pouco mais de 1.000 ônibus em 2023.

Espera-se que a Mercedes-Benz se junte à BYD Co Ltd (002594.SZ) com sede na China e alguns importadores locais no mercado brasileiro.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

A maioria dos veículos seria operada em São Paulo, pois a cidade pretende possuir 2.600 ônibus elétricos até 2024.

O ônibus elétrico de 84 passageiros da Mercedes-Benz é chamado EO500U e tem autonomia de 250 quilômetros, disse Barbosa, observando que foram investidos 100 milhões de reais (US$ 18,62 milhões) no projeto.

O veículo será equipado com dois motores, com recarga entre 2,5 e 3 horas. A Mercedes-Benz não revelou quanto custaria o ônibus elétrico, mas disse que os preços devem ser de 3 a 3,5 vezes maiores do que os de um ônibus convencional movido a diesel.

Considerando o mercado geral de ônibus no Brasil, a Mercedes-Benz disse que as vendas totais devem chegar a 17.000 a 21.000 unidades este ano, dependendo de como as empresas gerenciam uma escassez contínua de autopeças.

READ  Produtores de petróleo do Brasil pleiteiam regras de contratação flexíveis para navios de apoio especial

Em 2021, as vendas de ônibus totalizaram 14 mil no Brasil, quase o mesmo nível do ano anterior, segundo a associação de montadoras Anfavea.

“O ano passado foi difícil, com poucos clientes aptos e dispostos a comprar. Este ano é completamente diferente, os clientes querem comprar”, disse Barbosa.

(US$ 1 = 5,3717 reais)

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Alberto Alerigi Jr.; Roteiro de Gabriel Araujo, Edição de Alexandra Hudson

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.