Milho se acumula em meio a colheita abundante no Brasil

O milho está se acumulando fora dos silos brasileiros no ritmo mais rápido em anos, à medida que a maior região produtora do país colhe uma safra abundante.

Os armazéns ainda estão cheios de soja, que é colhida apenas alguns meses antes do milho. No Mato Grosso, a produção de soja também foi grande nesta temporada e as vendas estão mais lentas do que o normal, deixando os armazéns sem espaço para receber o milho, disse Cleiton Gauer, superintendente do IMEA, instituto de economia rural de Mato Grosso.

Embora não seja incomum que as colheitas sejam armazenadas ao ar livre quando a capacidade interna se esgota, isso não foi visto em tal escala pelo menos nos últimos dois anos.

Foto: Reuters

No entanto, à medida que a enorme colheita de milho do Mato Grosso avança, agricultores e comerciantes têm ficado especialmente com falta de espaço.

O engavetamento ameaça pressionar ainda mais os preços do milho e da soja, que já estão em queda nos mercados futuros de Chicago em meio ao clima promissor nas áreas de cultivo dos EUA.

O milho na quinta-feira caiu para o nível mais baixo desde antes de a Rússia invadir a Ucrânia, enquanto a soja atingiu o nível mais baixo desde janeiro, com o aumento da oferta de óleo comestível e um mal-estar mais amplo das commodities.

A queda nos futuros de safras oferece um vislumbre de otimismo de que a inflação de alimentos pode ser moderada nos próximos meses, mesmo com os preços historicamente altos.

No final do mês passado, cerca de 9,9 milhões de toneladas de soja no estado ainda estavam nas mãos dos agricultores, ante 4,9 milhões de toneladas um ano antes, disse Daniele Siqueira, analista da consultoria AgRural.

READ  Empresa de Mercados Emergentes-Moedas em relação ao dólar fixo; A verdadeira regeneração do Brasil

Este mês, as vendas de soja aceleraram em um real mais fraco, melhorando a demanda e a pressão para tirar a oleaginosa das caixas, disse ela.

Outra razão para a falta de espaço é a rapidez com que a colheita está acontecendo em Mato Grosso. Na sexta-feira da semana passada, a colheita estava 27 por cento concluída, em comparação com 4 por cento um ano antes e a média de cinco anos de 14 por cento, disse o Imea.

OURO RUSSO

Autoridades alfandegárias suíças estão analisando a importação de 3,1 toneladas de ouro russo no mês passado para ver se os acordos via Reino Unido podem ter violado as sanções impostas aos russos pela invasão da Ucrânia por Moscou, disse o governo suíço nesta sexta-feira.

Dados alfandegários na terça-feira mostraram que a Suíça importou cerca de US$ 200 milhões em ouro da Rússia no mês passado, as primeiras importações desde que o Kremlin enviou tropas para a Ucrânia em fevereiro.

A Suíça é um dos maiores centros mundiais de refino e trânsito de ouro, e a Rússia é um dos maiores produtores de ouro.

O Escritório Federal Suíço de Alfândega e Segurança de Fronteiras disse em comunicado que não poderia, por razões legais, dizer quem importou o ouro de origem russa do Reino Unido.

“Cerca de três toneladas de ouro originário da Rússia e no valor de CHF 194 milhões [US$202 million] foram importados do Reino Unido para a Suíça. O BAZG [Federal Office of Customs and Border Security] está verificando as importações afetadas no que diz respeito às sanções aplicáveis”, disse o BAZG em comunicado publicado no site do governo.

A Suíça adotou praticamente todas as sanções da UE contra empresas e indivíduos russos.

READ  Os melhores 30 elephone a5 para você

A importação de ouro russo para a Suíça não é proibida, mas a exportação de ouro para a Rússia é proibida.

Todas as barras produzidas pelas refinarias russas após 7 de março não podem mais ser comercializadas na Suíça.

No entanto, em princípio, as barras produzidas pelas refinarias russas antes de 7 de março podem continuar sendo negociadas, disse o escritório.

O ouro para entrega em agosto na sexta-feira subiu US$ 0,50 para US$ 1.830,30 a onça, queda de 0,6 por cento na semana.

A prata para entrega em julho na sexta-feira subiu US$ 0,08 para US$ 21,13 a onça, queda de 2 por cento na semana, e o cobre em julho ficou inalterado em US$ 3,74 por libra-peso, queda de 6,7 por cento na semana.

Reportagem adicional da Reuters e AP

Os comentários serão moderados. Mantenha comentários relevantes para o artigo. Comentários contendo linguagem abusiva e obscena, ataques pessoais de qualquer tipo ou promoção serão removidos e o usuário banido. A decisão final ficará a critério do Taipei Times.