Militares do Brasil ‘se passaram por ONGs nas redes sociais’ para minimizar o desmatamento | Meta

A Meta Platforms, proprietária do Facebook, removeu uma rede de contas de mídia social com vínculos com os militares brasileiros que se apresentavam como falsas organizações sem fins lucrativos para minimizar os perigos do desmatamento.

Os comentários de Meta, publicados em um relatório trimestral, representam um risco reputacional para o presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O ex-capitão do exército de extrema direita é um cético de longa data em relação ao ambientalismo.

Embora os indivíduos envolvidos na rede fossem militares da ativa, a investigação de Meta não encontrou evidências suficientes para estabelecer se eles estavam cumprindo ordens ou agindo de forma independente, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto.

A operação de remoção, a primeira do Meta a atingir uma rede focada principalmente em questões ambientais, também pode aumentar os ataques de Bolsonaro a grandes empresas de tecnologia, que ele acusa de sufocar vozes conservadoras em suas plataformas.

Críticos dizem que Bolsonaro e seus apoiadores usam as plataformas para espalhar desinformação perigosa que prejudica as instituições democráticas do Brasil.

Em seu relatório, Meta disse que a rede não identificada, que era limitada em escala e engajamento autêntico, usou contas falsas no Facebook e Instagram para postar inicialmente sobre a reforma agrária e a pandemia em 2020 antes de voltar seu foco para questões ambientais no ano passado.

“Em 2021, eles criaram Páginas que se apresentavam como ONGs e ativistas fictícios focados em questões ambientais na região do Amazonas no Brasil. Postaram sobre desmatamento, inclusive argumentando que nem tudo é prejudicial, e criticando ONGs ambientais legítimas que se manifestaram contra o desmatamento na Amazônia”, disse Meta em seu relatório.

“Embora as pessoas por trás [the network] tentaram ocultar suas identidades e coordenação, nossa investigação encontrou ligações com indivíduos associados às Forças Armadas brasileiras”.

A Meta se recusou a fornecer informações adicionais sobre sua investigação.

O gabinete de Bolsonaro e o Ministério da Defesa não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

READ  Siemens Gamesa inicia instalação de nova geração de aerogeradores no Brasil - executável