Nigéria inicia exportação de fertilizantes para EUA, Brasil e outros

Com a inauguração da Fábrica de Fertilizantes Dangote, em Lagos, a Nigéria iniciou a exportação de fertilizantes à base de Ureia para os EUA, Índia, Brasil, México e Argentina.

O Diretor-Executivo de Projetos de Capital Estratégico e Desenvolvimento de Portfólio do Grupo Dangote, Devakumar Edwin, divulgou isso no domingo quando o Ministro da Informação e Cultura, Alhaji Lai Mohammed liderou uma equipe de jornalistas em uma visita de trabalho à Fábrica de Fertilizantes Dangote em Ibeju-Lekki , Lagos.

O ministro e sua equipe também fizeram um tour pela Refinaria de Petróleo e Petroquímica de Dangote, também localizada na Zona Franca de Lekki, em Ibeju Lekki.

Falando em um cais recém-construído para a exportação de ureia, Edwin disse que a planta tem capacidade para atender o nível atual de 1,5 milhão de toneladas por ano de consumo de fertilizantes na Nigéria e também exportar o produto.

Segundo ele, o Dangote Ureia, feito a partir do gás natural, é um produto de qualidade para exportação com padrão mundial, por isso a demanda por ele no mercado global.

Edwin garantiu que a fábrica continuaria a atender a demanda local pelo produto a um preço acessível, a fim de tornar a Nigéria autossuficiente na produção de alimentos.

A NAN relata que no cais, a equipe testemunhou um navio sendo carregado com Ureia para exportação para a Argentina.

Falando no evento, o ministro corroborou Edwin, dizendo que a Nigéria é actualmente auto-suficiente na produção de Ureia e é o principal produtor do fertilizante em África

“Antes desta administração entrar em funções em 2015, a Nigéria tinha um déficit de fertilizantes de cerca de 3,5 milhões de toneladas por ano (mais de 6 milhões de toneladas por ano são necessárias no país).

READ  Técnico da seleção brasileira Tite deixa o cargo após Copa do Mundo no Catar

“Graças à Iniciativa Presidencial de Fertilizantes lançada pelo presidente Buhari, empresas indígenas como Indorama e Notore – com uma capacidade combinada de mais de 2,5 milhões de toneladas por ano”, disse ele.

(NA)