No Brasil a variante COVID é 2,5 vezes mais contagiosa que a cepa ancestral

No início de janeiro de 2021, uma nova variante do vírus corona 2 da síndrome respiratória aguda aguda (SARS-CoV-2) foi identificada em viajantes que retornavam do Brasil. Essa variante, conhecida como “B1”, apareceu no final de novembro de 2020 e se espalhou por Manas, capital do estado da Amazônia brasileira, em dezembro seguinte.

Pesquisadores no Brasil coletaram amostras de taxas de infecção de indivíduos “vulneráveis” a cepas “expostas” à variante P1 e descobriram que a taxa de transmissão da nova variante era x2,5 vezes maior do que as cepas ancestrais inicialmente identificadas em Wuhan. . Eles também descobriram que os indivíduos afetados pela variante da Onda 1 original (6,4%) tinham um risco menor de recaída.

A versão impressa completa do artigo de revisão está disponível para leitura medRxiv* Servidor.

Modelo de unidade de determinação de mapa estendido, revelado, afetado e recuperado (SEIR) (SEAIHRD). S: vulnerável, E: exposto (pré-sintomático), H: hospitalizado (indivíduos gravemente afetados), I: afetado (indivíduos sintomáticos, não hospitalizados), A: assintomático. D: Pelo menos, R: Recuperado. As caixas são divididas em 3 classes de idade, não mencionadas aqui para simplificar. As caixas sem subíndice estão associadas à variante do tipo selvagem, enquanto as caixas com o subíndice 2 estão associadas ao VOC P.1. Linhas consecutivas representam o fluxo entre cada caixa. As linhas tracejadas indicam as vias de infecção. Os três parâmetros ajustados ao modelo são indicados por pequenas setas.

Renato Godinho e colaboradores obtiveram dados de casos internados no hospital doença Corona virus 2019 (COVID-19) de Manas por meio do Sistema Brasileiro de Vigilância Epidemiológica – SIVEP Gripe. Dados para pacientes internados no hospital entre 1º de novembroSt 2020 a 31 de janeiroSt 2021 foi usado para determinar as taxas de transmissibilidade e reprocessamento da variante B1. Durante esse período de três meses, a frequência da variabilidade aumentou de 0% dos pacientes em Manas para 73%. A equipe também usou os dados agora transmitidos para calcular a duração de 31St Até 15 de janeiroº Fevereiro, quando os dados foram coletados.

READ  Com o aumento do desemprego no Brasil, a startup Motu, centrada em correio, atrai investidores globais em tecnologia para uma nova rodada

Os pesquisadores usaram um modelo analítico definitivo para monitorar as taxas de infecção em três categorias: ‘hospitalizado’, ‘vítima’ (sintomático, mas não hospitalizado) e ‘assintomático’. Cada categoria foi subdividida em três categorias de acordo com a idade: ‘jovem’ (menos de 20 anos), ‘adulto’ (entre 20 e 60) e ‘mais velho’ (mais de 60). Eles compararam a variante B1 com a variante original para estimar as taxas de câmbio e reconstituição.

Seus resultados estimam que a taxa de transferência de P1 com os achados de outros estudos é maior do que a cepa original (x 1,4-2,2).

A variante B1 é encontrada atualmente em pelo menos 25 países. De acordo com Govinho e colegas, se a imunodeficiência é uma característica importante do COVID-19, o estudo descobre que a prevalência de P1 é baixa e reconhece que o estudo é um tanto limitado pela amostra de conveniência e pequeno tamanho da amostra. No entanto, eles alertam que medidas de mitigação intensivas e mais estudos imunológicos e patológicos são necessários para compreender completamente o nível de B1.