O CEO diz que o desastre da barragem é um apelo à ação contra o Brasil

A logomarca da mineradora brasileira Vail SA é vista no dia 29 de janeiro de 2019 em Bromadinho. REUTERS / Adriano Machado / Arquivo de foto

RIO DE JANEIRO, 6 de outubro (Reuters) – A maior mineradora do Brasil tenta manter o meio ambiente e o clima no centro de seus negócios após dois desastres fatais em barragens que transformaram a VALE3 (SA) em uma ave do movimento verde global. , CEO Eduardo Bartholomew disse à Reuters.

Bartholomew, que falou em entrevista na Reuters Impact Conference, disse que os desastres – que mataram cerca de 300 pessoas e causaram grandes danos ambientais no Brasil – foram um apelo diferente, que fez a empresa pensar de forma diferente.

“Acho que todos estão acordados. Infelizmente, eventos, tragédias, nos motivaram a abrir nossas mentes. É uma força motriz para tudo o que fazemos em cima do muro e também uma força motriz na indústria”, disse ele. .

Além de melhorar a segurança, Bartholomew diz que ajudou a Vale a reconsiderar seu papel mais amplo.

“Temos que retribuir à comunidade, somos uma mineradora, extraímos recursos naturais e só seremos aceitos se compartilharmos valor com a comunidade”, afirmou.

A Vail visa reduzir suas emissões diretas e indiretas de carbono em 33% e planeja investir US $ 4 bilhões a US $ 6 bilhões para reduzir as emissões até 2030. Ela planeja atingir zero emissões líquidas até 2050.

Bartholomew definiu seu próprio pacote de remuneração para metas de segurança e sustentabilidade, 20% de sua remuneração de longo prazo em relação a metas ambientais, sociais e de governança (ESG).

A Vail produz uma nova pelota de minério de ferro, que visa reduzir as emissões dos clientes que produzem aço.

A Brigada Verde, conhecida como resultado de cerca de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento, será fabricada em 2023. É feito de minério de ferro e uma solução técnica ligante, que inclui areia do tratamento de veios de mineração, e é capaz de resistir a altas temperaturas de alto-forno sem se decompor.

READ  Caçador de asteróides de 8 anos "o mais jovem astrônomo do mundo" do Brasil

“Este é um novo pellet, mas um novo pellet com uma pegada de carbono 80% menor”, disse Bartholomew.

A estimativa é que, no longo prazo, a empresa seja capaz de produzir mais de 50 milhões de toneladas de briquetes verdes por ano, gerando valor e ganhos ambientais.

“É um novo negócio para Velu”, disse ele. “Esta não é uma lavagem verde.”

Reportagem de Marta Noguira, de Stephen Eisenhammer, edição de Richard Bull

Nossos padrões: Políticas da Fundação Thomson Reuters.