O clima-safra do Brasil chegou a 30 anos de seca

O impacto de La Niña no clima da América do Sul se intensifica em dezembro.

As chuvas estão aumentando em partes do sul do Brasil e nas regiões em desenvolvimento da Argentina, um padrão climático comum associado ao La Niña. A umidade do solo nessas áreas está diminuindo rapidamente e a previsão para meados de dezembro dá pouca esperança de chuvas significativas. Enquanto isso, chuvas abundantes no centro do Brasil estão ajudando a compensar alguns dos pontos negativos no sul.

Mapa da américa do sul

Para a primeira semana inteira de dezembro de 2021, a semana que termina em 11 de dezembro, a principal região de cultivo de milho em plena safra do Brasil está prevista para ser a terceira mais seca em mais de 30 anos. Tendências do clima 360. Rio Grande do Sol e São Paulo são os mais secos, sendo o 30º ano o 1º ou 2º mais seco de toda a semana de dezembro.

O milho e a soja plantados precocemente estão em alto risco em todo o sul do Brasil, pois a umidade do solo é bastante reduzida. Infelizmente, isso acontece no momento em que essas safras estão entrando em estágios críticos de reprodução. Isso pode afetar o rendimento geral da colheita.

O lado bom é que nem todas as safras estão enterradas, especialmente nos estados do sul como o Rio Grande do Sul, onde safras plantadas posteriormente provavelmente compensarão parte da perda de produtividade de safras já plantadas. No entanto, em La Niña, ainda estamos do tamanho dos joelhos, o que não se espalha no hemisfério sul até o final do verão ou início do outono. As safras em todo o sul do Brasil ainda estão em alto risco.

A seca também está se espalhando em partes do norte da Argentina. De acordo com as previsões de Tendências do clima 360, A terminar a semana a 11 de Dezembro, vão ocorrer secas nas províncias de Entre Rios e Santa Fé de 1 a 3. Embora um pouco mais a oeste em Crdoba, as chuvas são mais altas do que o normal.

O Brasil Central continua em boas condições de umidade do solo. Na semana que termina em 11 de dezembro, será a 3ª maior precipitação em mais de 30 anos do Moto Grosso. Devido às chuvas oportunas, as safras pré-plantadas no Brasil central precisam ser levadas a estágios críticos de reprodução com alguns riscos.

Cuidado com o tempo, não reaja. o Tendências do clima 360 FarmCast oferece previsão de longa distância com até 365 dias de antecedência. Nosso modelo de previsão baseado em estatísticas, 24 ciclos climáticos, é 85% preciso ao ano – melhor do que a previsão de 2 semanas da maioria das empresas. Saiba mais sobre como a taxa anual de $ 369 para FarmCast é o melhor investimento que você pode fazer ao longo do ano.

READ  Custos esperados após novas lojas duty-free e aumento de licenças