O emprego de longa distância é possível para apenas 11% dos funcionários brasileiros

De acordo com um estudo que assumirá a forma de home office em todo o país até 2020, o trabalho a distância não é possível para a maioria das pessoas no Brasil.

Em 2020, cerca de 74 milhões de pessoas estavam empregadas no Brasil, das quais 8,2 milhões (11%) trabalhavam remotamente. No entanto, pesquisas mostram que os fatos diferem significativamente nos 27 estados e distritos federais do país onde está localizada a capital, Brasília.

Um quinto (23,6%) dos que trabalhavam no Distrito Federal com carteira assinada trabalhava remotamente, em comparação com 3,5% no estado de Barre. Depois do distrito federal, os estados brasileiros mais distantes são Rio de Janeiro (18,7%), e São Paulo (16%), no sul do país, Paraspa (12,2%) e Serra (10%).

“Há uma diversidade significativa de trabalhadores remotos entre os estados do Brasil, o que pode ser um reflexo das profundas diferenças estruturais nas economias locais e nos mercados de trabalho”, disse Geraldo Goyes, pesquisador do IBIA que foi coautor com Philippe Martins e Jose Antonio Sena. Nacimento.

Quando se trata do perfil dos brasileiros que trabalham no exterior até 2020, os pesquisadores afirmam que mais da metade dos profissionais brasileiros são homens, embora a maioria seja de longa data. Além disso, todos os estados brasileiros tinham um alto percentual de mulheres brancas autoproclamadas com ensino superior entre os trabalhadores remotos.

Pesquisas separadas realizadas no início da epidemia tornaram o trabalho à distância impossível para a classe média baixa e para os pobres brasileiros da classe trabalhadora. De acordo com o estudo, 17,5% dos brasileiros de baixa renda que conseguiram manter seus empregos desde o início da crise Covit-19 conseguiram trabalhar em casa durante a crise.

READ  Violações de direitos trabalhistas em uma fábrica de café no Brasil têm sido associadas a Starbucks e Nespresso

O quadro é diferente quando se trata de executivos. Outro estudo sugere que a maioria dos profissionais seniores no Brasil prefere trabalhar remotamente em situações pós-epidemia.