O êxodo do Bolshoi da estrela da dança brasileira o traz para casa

Emitida em: Modificado:

Rio de Janeiro (AFP) – No dia em que a Rússia invadiu a Ucrânia, o dançarino brasileiro David Motta, então um dos principais solistas do renomado balé Bolshoi, sabia que tinha que deixar o país onde viveu metade de sua vida.

Foi uma decisão “óbvia” – seu coração estava com o povo da Ucrânia – mas “a mais difícil da minha vida”, disse ele.

A graciosa e magricela de 25 anos chamou a Rússia de lar por 13 anos. A Academia Bolshoi o acolheu ainda menino e o transformou em uma estrela internacional.

“Foi um turbilhão de emoções”, disse Motta, depois de enxugar o suor do rosto após um ensaio recente no Rio de Janeiro

“Eu não conseguia dormir por dias. Eu não sabia para onde eu iria ou como começar de novo.”

Temendo que as fronteiras fechassem, ele elaborou um “plano de fuga”, voando para Istambul, depois para Milão e finalmente para o Brasil.

Agora de volta ao Rio, Motta fará um adeus simbólico a Moscou com uma série limitada de apresentações de “O Lago dos Cisnes”, o icônico balé de Tchaikovsky que estreou no Bolshoi em 1877.

Motta ensaia “Lago dos Cisnes” para curtas apresentações no Rio – onde seus pais estarão entre a plateia Mauro PIMENTEL AFP

É um retorno curto: Motta, que estreia sábado, vai dançar o papel do príncipe Siegfried por apenas três noites no Rio.

Então, ele vai virar a página, mudando-se para Berlim para iniciar um novo contrato com o Staatsballett.

‘Pegado no fogo cruzado’

Motta foi um dos primeiros estrangeiros no Bolshoi a anunciar sua saída.

READ  Os melhores 30 rafaela carvalho para você

Agora, todos os dançarinos expatriados da companhia deixaram o país, disse ele à AFP em entrevista após um intenso ensaio geral no Teatro Municipal do Rio, ainda vestido com sua meia-calça branca e blusa bordada em ouro.

Ele disse lamentar que os artistas tenham sido “pegos no fogo cruzado” do conflito na Ucrânia, quando seu papel deveria ser “unir culturas e países”.

Artistas russos, que foram atingidos por uma série de boicotes internacionais, estão sofrendo particularmente, disse ele.

“Infelizmente, todos os russos estão sendo culpados pelas ações de uma pessoa”, disse ele, referindo-se ao presidente Vladimir Putin.

Motta em breve se juntará ao Staatsballett em Berlim, mas ele diz que a Rússia "me ensinou tanto.  Sempre estará perto do meu coração"
Motta logo se juntará ao Staatsballett em Berlim, mas ele diz que a Rússia “me ensinou muito. Sempre estará perto do meu coração” Mauro PIMENTEL AFP

Mas ele “nunca criticará” a Rússia, disse ele.

“Eu cresci lá. Isso me ensinou muito. Sempre estará perto do meu coração.”

Motta nasceu em Cabo Frio, cidade litorânea ao norte do Rio de Janeiro.

Ele descobriu a paixão pelo balé ainda jovem e ganhou uma bolsa do governo brasileiro para estudar na Academia Bolshoi.

Aos 12 anos, ele deixou as praias idílicas do Brasil para trás para a nevada Moscou, onde chegou sem falar uma palavra de russo.

“Eu estava sozinho. Lembro-me de cada momento com tanta clareza. Era inverno e tudo estava branco”, disse ele melancolicamente.

A academia acabou se tornando sua segunda família, disse ele.

Ele se formou em 2015, ganhando o primeiro prêmio no All-Russian Young Dancers Competition naquele ano, depois subiu na hierarquia do Bolshoi para o posto de solista principal – um degrau abaixo do dançarino principal.

READ  PhilMaize: Milho local ainda mais barato do que importações dos EUA, Brasil

‘O ar que eu respiro’

“O balé é tudo para mim. O ar que respiro. Vou para a cama todas as noites e acordo todas as manhãs pensando em balé”, disse ele.

Sua curta temporada no Rio será “inestimável”, disse ele, porque ele poderá se apresentar para seus pais.

“Depois de todo o esforço que eles fizeram para que eu pudesse treinar no Bolshoi, minha família vai me ver dançar”, disse ele.

Então, no final deste mês, Motta se mudará para Berlim.

Ele nunca esteve na cidade e ainda não fala alemão.

Mas isso é um pouco mais que um detalhe para uma bailarina que saiu de casa aos 12 anos para perseguir um sonho distante em um país do outro lado da Terra.