O meteorologista prevê mais desastres para o Brasil

Janeiro 8, 2022 Em Lake Furnace, no estado de Minas Gerais, Brasil, uma parede de pedra caiu de um penhasco em vários barcos turísticos, matando pelo menos 6 pessoas e deixando mais 20 desaparecidos. Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais / AFP / Guia

BRASÍLIA – Uma queda de rochas no Brasil neste sábado matou pelo menos 10 pessoas devido a uma série de chuvas torrenciais que causaram mais desastres, disse à AFP a meteorologista Estelle Sias.

Dois meses de chuvas torrenciais causaram inundações severas em vários estados brasileiros, incluindo Bahia no nordeste e Minas Gerais no sudeste, onde uma grande rocha colidiu com barcos turísticos no Lago Forno.

Segundo Sias, que trabalha na agência meteorológica estadual Metsul, o aquecimento global está provocando um grande número de desastres naturais.

Sias disse à AFP que “há definitivamente uma relação” entre chuva forte e desabamento do penhasco.

“É verdade que as chuvas longas e fortes fizeram com que a água se infiltrasse nas rochas, fazendo com que as rochas se movessem e a face da falésia caísse.

“Vários vídeos mostram que há alguns minutos caiu uma grande quantidade de chuva, causando grande pressão nas rochas das cachoeiras da região”.

Sias disse que as fortes chuvas de verão seriam causadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – um evento criado pelo corredor úmido da floresta amazônica, que encontra a face fria do sul.

Produz grandes quantidades de chuva que muitas vezes causam inundações ou deslizamentos de terra em muitos estados.

Outro evento climático conhecido como ‘La Nina’, que desencadeia o resfriamento do Oceano Pacífico, causa fortes chuvas em algumas partes do mundo e seca em outras partes do mundo, e contribui para o aumento das chuvas.

READ  Os melhores 30 Apple Iphone 11 para você

“Infelizmente, isso pode levar a mais desastres”, disse Sias, acrescentando que choveria forte nos próximos 10 dias.

Menos chuva é esperada na segunda quinzena de janeiro, mas “fevereiro e março são os meses mais chuvosos”.

“Os picos que registramos em todo o mundo nos últimos dois anos foram eventos históricos de calor, chuvas repetidas e mais de dois eventos mais quentes na história do planeta nos últimos dois anos.

História relacionada
Sete pessoas morreram e três estão desaparecidas quando uma pedra caiu em uma cachoeira no Brasil

Assine nossa newsletter diária

Leia

Não perca as últimas notícias e informações.

Se inscrever Descubra mais Para obter acesso ao The Philippine Daily Inquirer e outros mais de 70 tópicos, compartilhe até 5 gadgets, ouça notícias, baixe às 4h e compartilhe artigos nas mídias sociais. Ligue 896 6000.

Para feedback, reclamações ou dúvidas, Contate-Nos.