O ministro da Fazenda do Brasil prometeu “lutar até o fim” para salvar as reformas

O ministro da Fazenda do Brasil prometeu “lutar até o fim” para implementar suas reformas liberais de marca registrada, levantando preocupações crescentes entre os investidores de que o governo do presidente Jair Bolsanaro tenha abandonado amplamente os esforços para transformar a economia antes da eleição do próximo ano.

Em entrevista ao Financial Times, Paulo Goodes rejeitou as previsões de que a maior economia da América Latina voltaria a entrar em recessão no ano que vem, dizendo que seus críticos sempre erraram em suas previsões.

“Vamos surpreender o mundo novamente”, disse o ministro, logo após retornar ao Golfo de uma missão de negócios e investimentos. “Não estou me gabando do Brasil, só estou dizendo que você está constantemente nos subestimando.”

Espera-se que a economia do Brasil cresça mais de 5 por cento este ano, mais do que a América Latina se recuperou de uma contração de 4,1 por cento no ano passado, tornando-se um dos maiores pacotes de estímulo do governo do mundo.

Guedes disse que o país entrou em uma recuperação “em forma de V” e crescerá 2,1 por cento no próximo ano, graças a mais de US $ 100 bilhões em investimentos do setor privado.

Ele rejeitou as previsões dos bancos locais de que as recentes taxas de juros agressivas do banco central e a crescente turbulência no mercado para combater a inflação antes das eleições presidenciais e parlamentares de outubro de 2022 poderiam levar a uma economia estagnada ou em retração.

“Claro [the banks] Está errado. Ou estão errados ou são militantes políticos. Tentando influenciar a eleição. . . Eles ainda não aceitaram a eleição de Bolsanaro ”, acrescentou.

READ  Notícias do governo - ao vivo: o Brasil não vê diferença enquanto Matt Hankok preside a Conferência de Downing Street

“Brasil tem crescimento moderado e alta inflação de reassentamento [next year] Inflação baixa e sem crescimento ”.

O ex-banqueiro de investimentos, que estudou na Universidade de Chicago com Milton Brightman, recebeu elogios do mercado ao assumir a chefia do “Super-Ministério” em 2019, coordenando vários departamentos.

Os investidores adoraram suas ambições por grandes reformas estruturais, sua pressão sobre a honestidade financeira e suas promessas de controlar o balão da dívida pública do Brasil. Mas depois de alguns sucessos, como a redução do custo das pensões do governo, privatização de ativos de cerca de 200 bilhões de reais (US $ 35,6 bilhões) e concessão de independência ao banco central, o compromisso de Guedes com a regulamentação financeira agora está em dúvida.

O governo Bolsanaro está buscando a aprovação do Congresso para uma emenda constitucional para evitar um teto de gastos obrigatório para ajudar a pagar por adiantamentos em dinheiro para 14,6 milhões de famílias pobres do Brasil antes das eleições.

A manobra legislativa fez com que vários funcionários importantes do Ministério da Fazenda se retirassem no mês passado e provocou uma forte reação do mercado, empurrando o valor real do Brasil abaixo de uma baixa recorde de quase 5,5 em relação ao dólar.

Guedes rejeitou o novo plano de transferência de dinheiro de Bolzano. Ajuda no brasil Ele o descreve como “a renda mínima de Milton Friedman” – um sinal de que ele abandonou sua integridade financeira.

“Eles colocaram pressão sobre mim [saying] ‘Oh, Paulo Goodes está se tornando populista’. Não, é isso ”, disse ele. “Estamos falando de uma queda no ritmo de ajuste financeiro.”

Guedes acredita que o mercado não apreciou o fato de que a maior parte dos custos adicionais foram forçados por um aumento acentuado e inesperado no número de empréstimos do governo a serem pagos por ordem judicial. Ele descreveu o desenvolvimento como “um meteorito do espaço” que “voou” por governos e então “repentinamente decidiu cair sobre nós”.

READ  Os melhores 30 Capa Tablet Samsung Tab A 10.1 para você

Os economistas de Wall Street não acreditam. “Os recentes desenvolvimentos orçamentários reduziram significativamente a credibilidade e eficácia do teto de gastos constitucional, uma fonte importante de financiamento”, disse Alberto Ramos, um importante economista latino-americano da Goldman Sachs.

Mauricio Moline, economista-chefe da Locus Capital em São Paulo, disse que Gudes era “muito inteligente com uma visão liberal da economia e acreditava que seria um ministro poderoso sob o governo Bolsanaro, mas a supremacia política agora se tornou fraca”.

Depois de deixar mais de uma dúzia de assessores nos últimos dois anos, ele está determinado a reduzir sua solidão e continuar suas reformas liberais até o final do mandato do ministro Bolzano.

Ainda temos a chance de aprovar a reforma tributária este ano “, disse David Cook, chefe do escritório do The Christian Science Monitor em Washington.

Mas muitas iniciativas estão travadas no Congresso e os analistas acreditam que Bolsonaro não gastará capital político valioso em projetos impopulares à medida que suas avaliações caem com a aproximação das eleições.

Apesar dos ventos contrários, Guedes diz que os investidores não conseguiram reconhecer a extensão das mudanças que estão ocorrendo em seu país.

“Estamos mudando o eixo da economia brasileira. Após 40 anos de crescimento impulsionado pelo governo, caminhamos para o crescimento do setor privado – é descentralizado, generalizado, acabou. [power], Petróleo, gás natural, eletricidade, cabotagem, ferrovias, aeroportos, portos. ”

Quanto à oposição de centro-esquerda, ele disse: “Eles estão constantemente batendo os tambores [saying] ‘Este ano vai ser uma queda’. Sem colapso. . . ‘O próximo ano será desastroso’. Esqueça. Isso não vai acontecer. “