O novo curta feito em Edmonton enfoca a história da arte marcial brasileira da Capoeira.

A instrutora de artes marciais da Edmonton Renee Lima Ferreira é tema de um novo curta-metragem Capoeira tem muito mais coisas do que você pensa.

Ferreira tem ensinado aos edmontonianos as técnicas e a história da capoeira arte marcial brasileira desde que se mudou para a cidade há 21 anos.

O filme examina a história e o verdadeiro significado por trás da forma mista de música, dança, acrobacia e artes marciais.

Ferreira contou ao CBC Edmonton A.M. Ele estava animado para compartilhar a história da Capoeira.

“Fiquei envergonhado, mas estou muito feliz e muito feliz que muitas dessas pessoas possam ver na hora por causa da história dessa arte”, disse Ferreira nesta sexta-feira.

A capoeira foi criada por escravos africanos no Brasil, primeiro como atividade de lazer e depois como meio de luta.

O Brasil importou mais escravos do que qualquer outro país e foi o último país a abolir a escravidão. A capoeira era a linguagem da rebelião para aqueles escravos.

“Eles costumavam [dance] Seu recurso para escondê-lo – é um jogo; É apenas a música deles. Mas quando chega a hora de lutar pela liberdade, eles a usam como uma arte marcial “, disse o cineasta Sandro Silva, que mora em Edmonton.

Silva escreveu, dirigiu e produziu o filme para a Rede de Criadores do CBC, colaborando com vários produtores para expandir as histórias canadenses.

Silva é coproprietária da Dona Ana Filmes & Multimídia e produtora executiva do premiado documentário. 3 irmãos.

Ele fez da Capoeira o tema do filme em reconhecimento à sua falta de conhecimento sobre os afro-brasileiros e sua cultura.

Capoeira Mestre Reni Lima Ferreira é o tema de um curta-metragem do cineasta Edmonton Sandro Silva para a Rede de Criadores do CBC. (Enviado por Sandro Silva)

“É muito raro ver afro-brasileiros no exterior”, disse ele. “Adoramos ver essas pessoas especiais [Ferreira] Trazer nossa cultura para o exterior é único e essa é a chave. “

A capoeira ainda luta contra a opressão por causa da discriminação contra os negros no Brasil e aqui no Canadá, disse Silva.

“Ainda estamos lutando contra a opressão e esta é a nossa maneira de fazer isso”, disse ele.

Nas duas décadas desde que deixou o Brasil, Ferreira desenvolveu habilidades que celebram sua cultura. Ele também ensina aos canadenses o que significa fazer parte de uma comunidade afro-brasileira.

Silva e Ferreira esperam que o filme aprimore ainda mais esse objetivo.

“Essas coisas, as pessoas realmente não sabem, é por isso que estamos revivendo esses pontos para as pessoas realmente se educarem e treinarem”, disse Silva.

READ  Gary irritado com a 'elite' Ben Breton Diaz após deixar o Brasil