O surto de crescimento do Brasil é obscurecido por preocupações com planos de gastos

Moradores carregam botijões de gás de cozinha depois de comprá-los a um preço justo em meio aos altos preços da energia parcialmente causados ​​pela inflação, como parte de uma iniciativa organizada pela Federação dos Petroleiros (FUP), na favela Vila Vintem, Rio de Janeiro, Brasil 28 de outubro de 2021. REUTERS/Pilar Olivares

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

BUENOS AIRES, 12 Jul (Reuters) – O surto de crescimento do Brasil este ano foi ofuscado por preocupações com um número crescente de planos de gastos elaborados às pressas antes da eleição presidencial de outubro, prejudicando as perspectivas para 2023, mostrou uma pesquisa da Reuters.

A atividade econômica teve um aumento inesperado no primeiro semestre com a disparada dos preços das commodities para as exportações brasileiras como consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia. No entanto, os investidores estão olhando para outras questões à frente.

A principal preocupação é um foco crescente tanto do governo quanto da oposição em soluções políticas rápidas para aliviar a inflação persistentemente alta, vista como um desvio de reformas há muito atrasadas, que estão começando a desestabilizar os mercados.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

O Produto Interno Bruto deve crescer a uma taxa lenta de 1,4% em 2022, de acordo com a previsão mediana de 34 economistas consultados de 28 de junho a 8 de julho – ainda melhor do que o escasso 0,5% esperado na pesquisa de abril.

Mas a visão para 2023 foi rebaixada para apenas 0,8% de 1,5% anteriormente, também refletindo as perspectivas de mais meses de taxas de juros íngremes em meio à incerteza persistente sobre o conflito na Europa Oriental.

READ  Representante de Bruno Guimarães explica por que craque do Brasil assinou pelo Newcastle United e não pela Juventus

“Enquanto os termos de troca dão algum espaço para respirar… os fundamentos continuam vulneráveis, especialmente para o Brasil no lado fiscal”, escreveram analistas da Allianz em seu relatório de perspectivas econômicas de julho.

No mês passado, o Congresso aprovou cortes de impostos com o objetivo de reduzir os custos de combustível, uma tentativa de combate à inflação apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro. Agora, os legisladores estão debatendo outro projeto de lei para contornar o teto de gastos do país e aumentar os benefícios sociais.

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o favorito nas preferências dos eleitores, quer eliminar completamente o teto fiscal e revisar o atual quadro orçamentário para estabelecer um novo.

TENSÃO DO PREÇO DO ATIVO

“Há muito pouco apetite por austeridade fiscal… o que aponta para um ambiente em que os preços dos ativos brasileiros provavelmente permanecerão sob pressão”, disse Kimberley Sperrfechter, economista de EM da Capital Economics.

Embora o real do Brasil tenha perdido alguns de seus ganhos recentes e possa enfraquecer ainda mais devido ao afrouxamento do orçamento, uma escalada para o tipo de drama cambial que causou interrupções mais amplas no passado está fora de questão. consulte Mais informação

A agressiva campanha de alta de juros do Banco Central do Brasil, para um total de 1.125 pontos base desde o ano passado, tem sido um dos pilares da estabilidade financeira do país. Mas o banco agora está perto de encerrar seu ciclo de aperto, o que pode aumentar a incerteza.

No México, o banco central tem algum espaço extra para apertar as políticas, de acordo com estimativas medianas da pesquisa. Isso está ajudando a ancorar as projeções econômicas do país, que vinham pouco alteradas em relação ao trimestre anterior.

READ  Os melhores 30 mi mix para você

O PIB deve crescer 1,8% este ano e 1,9% em 2023, ligeiramente abaixo das estimativas de abril de 1,9% e 2,1% para 2022 e no próximo ano, respectivamente. As expectativas para a economia mexicana permanecem moderadas, no entanto.

Perspectivas de investimento suave e maior rigidez estrutural continuarão restringindo a atividade no médio prazo, disse a Moody’s Investors Service na semana passada, ao reduzir o rating de crédito do México em um degrau. consulte Mais informação

Mas todas as ameaças que flutuam sobre as maiores economias latino-americanas estão se materializando perigosamente na Argentina, onde a renúncia repentina via Twitter de um ministro das Finanças incapaz de lidar com grandes desequilíbrios desencadeou uma crise este mês.

Nas atuais condições tempestuosas, “esperamos que a inflação acelere ainda mais em 2023”, disse Isaias Marini, economista da consultoria Econviews. “Pode desacelerar até o final de 2024, desde que um plano de estabilização confiável seja implementado”.

(Para outras histórias da pesquisa econômica global da Reuters:)

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem e pesquisa de Gabriel Burin em Buenos Aires; Edição por Jonathan Cable e Bernadette Baum

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.