Os governos do Paraguai e do Brasil concordam em criar a Comissão Bilateral de Contas da ITAIPU

Este release da Itaipu Binacional foi lançado em tradução automática.

Os chanceleres, Euclides Acevedo, do Paraguai, e Carlos Alberto Franza, do Brasil, assinaram o acordo de reversões em Brasília no dia 5 de novembro, criando a Comissão Bilateral de Contas da ITAIPU. A atividade relacionada com a auditoria e realização de auditorias de contas na empresa.

Nesse sentido, o Presidente Nacional, Euclides Acevedo, disse que se trata de uma nova ferramenta para a ITAIPU dos dois países, atendendo assim à desejada e pretendida transparência nas demonstrações contábeis dos dois países. Por sua vez, Manuel Maria Casares, Embaixador-Geral de ITAIPU no Paraguai, emitiu um novo mecanismo regulatório que permite aos condôminos auditar a conta, com base na carta de acordo e no espírito de cumprimento e cumprimento. Finanças, Orçamento, Operações e com a participação conjunta e igualitária da Controladoria-Geral da República e do Tribunal de Contas da União.

O documento agora deve seguir os procedimentos constitucionais que entrarem em vigor.

O processo de celebração deste acordo foi iniciado tendo em vista a singular naturalização jurídica da empresa estabelecida pelo acordo celebrado entre os dois países, que surgirá no domínio do direito internacional público. Por se tratar de um órgão constituído por duas nações soberanas, é-lhe aplicado um regulamento jurídico especial com base na política bilateral, de modo que sempre houve igualdade absoluta em seus processos decisórios.

Por qualquer outro motivo, a gestão dos recursos e do território é realizada de forma conjunta e coletiva entre paraguaios e brasileiros, existe um verdadeiro condomínio de regiões iguais e melhores entre os países.

Nesse sentido, o planejamento, a contabilidade, as contas e o patrimônio de ITAIPU são geralmente administrados por representantes das duas franjas, por meio de procedimentos de auditoria interna e externa bilateral.

READ  Alep Farms lançará carnes cultivadas em laboratório no Brasil

Reunião presidencial

Da mesma forma, o Presidente Nacional disse que foi acordado com o Itamaraty que um encontro entre os presidentes do Paraguai, Mario Apto Benitez e Jair Bolsanaro, do Brasil, será realizado no dia 15 de dezembro nas cidades de Carmelo Peralda. , Alto Paraguai e Puerto Murtinho, respectivamente, começarão oficialmente as obras da ponte internacional que será financiada pela ITAIPU Binacional e fará parte do corredor bi-oceânico que conecta as costas do Atlântico e do Pacífico.