Partido dos Trabalhadores de Lula quer PPPs com foco na sustentabilidade para impulsionar o crescimento do Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à presidência da República, assiste a evento em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, 11 de maio de 2022. REUTERS/Washington Alves/Foto de arquivo

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

BRASÍLIA, 17 de maio (Reuters) – O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, que está concorrendo novamente nas eleições de outubro, e seu Partido dos Trabalhadores (PT) querem parcerias público-privadas em infraestrutura com foco em sustentabilidade com banco de desenvolvimento BNDES dando garantias de empréstimos caso ele ganhe.

Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo que será candidato a governador do estado, disse que o BNDES também financiará diretamente parte dos investimentos em projetos de gestão de esgoto, saúde pública, educação e mobilidade urbana.

Isso marca uma mudança em relação a outros governos petistas, quando o BNDES foi usado para capitalizar empresas privadas e financiar grandes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluindo rodovias e hidrelétricas no centro das controvérsias ambientais.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

A ideia é acelerar investimentos que o governo federal não pode financiar sozinho, impulsionando assim a economia e a geração de empregos, disse Haddad à Reuters em entrevista.

“Não é uma bala de prata, mas facilita os investimentos. O foco seria ter investimentos rápidos e centrados em uma economia verde”, disse.

“São PPPs verdes, com impacto ambiental”, disse, acrescentando que as parcerias com o setor privado garantiriam maior eficiência.

Além do papel de garantidor de empréstimos, o BNDES também poderia financiar cerca de 30% dos projetos, segundo fonte envolvida nas discussões.

READ  Os melhores 30 ipad case para você

Isso facilitaria o restante do financiamento do projeto no mercado, possivelmente com taxas de juros mais baixas, disse a fonte.

Entre 2008 e 2015, o Tesouro brasileiro transferiu mais de 500 bilhões de reais (US$ 100 bilhões) para o banco de desenvolvimento, enfraquecendo as finanças públicas e tirando os credores comerciais do mercado de capitais. Nos últimos anos, o banco seguiu uma política de devolução desses empréstimos ao Tesouro.

O ex-presidente Michel Temer, que ocupou o cargo de 2016 a 2019, também alterou a alíquota dos projetos de financiamento do BNDES para aproximá-la das condições de mercado, reduzindo o crédito direcionado na economia.

($ 1 = 4,9680 reais)

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Lisandra Paraguassu; Texto de Marcela Ayres; Edição por Angus MacSwan

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.