Paulsonaro agora apóia a privatização da Petropras no Brasil

9 de março de 2020 Pessoas caminham em frente à sede da Petrolio Braziliro SA (Petropass) no Rio de Janeiro, Brasil. REUTERS / Sergio Moraes

Brasília / São Paulo, 14 de outubro (Reuters) – O presidente do Brasil, Jair Bolzano, frustrado por ser culpado pelo aumento do preço do petróleo, agora busca privatizar a Petrobras (PETR4.SA), empresa de petróleo que ele disse que discutirá com assessores econômicos na quinta-feira .

“Agora quero privatizar a Petrobras. Vou checar com o comitê econômico o que pode ser feito a respeito, porque não posso controlar a empresa, não posso movimentar o preço do petróleo, mas é minha culpa quando sobe, “Bolzano disse em uma entrevista de rádio.

Na quarta-feira, o ministro da Economia, Paulo Quitz, sugeriu que parte do controle acionário da estatal poderia ser vendida para financiar programas de previdência.

Petropras se tornou um tópico político quente à medida que os gastos com energia empurraram a inflação ao consumidor brasileiro para dois dígitos, prejudicando a reputação de Bolzano antes da eleição presidencial do próximo ano.

O populista de extrema direita já se opôs à privatização da Petropras, chamando-a de uma “estratégia” para os interesses nacionais do Brasil. No entanto, mesmo com seu apoio, alguns participantes do mercado acreditam que um processo de privatização pode ser difícil porque envolve um leque mais amplo de acionistas.

Bolzano foi eleito em 2018 e na época apoiou a agenda de privatizações de Keats, mas até agora vendeu um número limitado de empresas estatais.

A PR Distributor (PRDT3 SSA), uma ex-subsidiária de abastecimento de combustível da Petrobras agora conhecida como Vipra, foi privatizada em 2019. Espera-se que a estatal Eletropras (ELET6.SA) entre em uma rodada de capital no início de 2022.

READ  Os melhores 30 salto para você

Depois de instar os executivos da Petrobras a cortar preços nos últimos anos, Bolzano disse que valorizava a política de preços independente da empresa, mas, em vez disso, insistiu em reformas fiscais estaduais para reduzir os preços.

Ilan Orbetman, analista da Adiva Investimentos, disse que o potencial processo de privatização deve ser visto com muito cuidado, com um protótipo para venda da Eletrobras discutido longamente até que seja resolvido no início deste ano.

“Quando falamos em privatizar a Petroprose, temos que ser cuidadosos porque seu processo mais amplo envolve muitas partes interessadas. Isso pesa na hora agora – mais do que o presidente deseja”, disse Orbetman.

As ações preferenciais da Petrolio Brasilro SA subiram, como a empresa é formalmente conhecida, quase 2% antes de saltar para trás dos comentários de Bolsanaro e ganhar cerca de 1% nas negociações da manhã.

Reportagem de Ricardo Brito e Gabriel Arazo Edição de Brad Haynes e David Gregorio

Nossos padrões: Políticas da Fundação Thomson Reuters.